Cada vez mais os aplicativos fazem parte de nosso cotidiano. Quando temos algum problema como, converter moedas, buscar uma nova dieta, fazer um pagamento ou qualquer coisa para facilitar a nossa vida de alguma forma, basta pesquisarmos no Google para descobrirmos algum aplicativo Android ideal para solucionar a questão.

São mais de 1,4 milhão de aplicativos e jogos publicados na Google Play, a loja de aplicativos do Android, e esse numero cresce diariamente.

Afinal, quem são os responsáveis por publicar e desenvolver esses aplicativos e jogos?

Nesse post, vou te mostrar um pouco mais sobre algumas funções de um desenvolvedor Android e o que é necessário para se tornar um.

Então, continue lendo este artigo para aprender mais sobre essa profissão:

Domínio em Java

A linguagem de programação Java, é a base para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Sendo assim, é muito importante que o desenvolvedor Android tenha domínio dessa linguagem, principalmente Orientação a Objetos, os tipos de dados e execuções assíncronas, pois todo esse conhecimento é levado para a plataforma Android.

Você pode começar agora dando uma olhada nesse mini tutorial em duas partes sobre a linguagem Java:

Conhecer a Plataforma Android

Além do conhecimento da linguagem Java, é importante que o desenvolvedor Android conheça as bibliotecas e o ecossistema da plataforma Android. Afinal, se os recursos não foram bem aproveitados, o aplicativo pode ter vários problemas.

Para evitar os problemas que podem ocorrer, existem varias bibliotecas de terceiros que ajudam o desenvolvedor Android na evolução do seu aplicativo, minimizando erros e melhorando o ganho de performance.

Diferentes Versões

Certamente, o desenvolvedor Android precisara criar aplicativos que funcionem em varias versões da plataforma. Para isso, há recursos que simulam as varias versões do Android, chamados de emuladores.

A função do emulador é ajudar o desenvolvedor a testar o aplicativo e ver se está funcionando corretamente em todas as versões necessárias. Afinal, ter um celular com cada versão do Android, é inviável.

Diferentes Tamanhos de Tela

Há outro teste fundamental que realizamos utilizando os emuladores, a simulação de diferentes tamanhos de telas e resoluções. Como o Android está presente em celulares e outros dispositivos de diversos modelos e marcas, utilizamos os emuladores para testar os aplicativos em situações de diferentes telas e resoluções. Isso evita que as telas e imagens do seu aplicativo fiquem distorcidas e/ou com  partes escondidas.

Realizar Testes

Todo desenvolvedor precisa realizar vários testes antes de disponibilizar qualquer software. Fazer testes é muito importante nessa profissão.

Quando falamos em desenvolvimento Android, a necessidade de testes é ainda maior devido as variações de ambiente que o aplicativo pode encontrar, como as varias versões de Android e os diferentes tamanhos de telas. Por essa razão existem varias técnicas como testes unitários, testes de integração e testes de interface. Essas técnicas testam seu aplicativo em vários emuladores com diferentes combinações de Versões X Resolução de Tela.

Outro ponto importante é a automatização dos testes, facilitando o trabalho e garantindo que todos os testes sejam realizados novamente, conforme surgem as novas versões do aplicativo.

Publicação

A publicação do aplicativo na Google Play, marca o fim de um ciclo de trabalho do desenvolvedor Android. Trata-se do momento em que estamos liberando o mesmo para a utilização do publico final.

Porém, esse também pode ser reconhecido como o começo de um novo ciclo, pois, através do feedback dos usuários, podemos melhorar e evoluir o aplicativo.

Manter-se Atualizado

Não são apenas os aplicativos que precisam estar atualizados. O desenvolvedor Android deve estar sempre comprometido em saber de novidades e tendências de design dos aplicativos. Afinal, a área mobile esta crescendo e evoluindo rapidamente, sempre apresentando e necessitando de novas tecnologias.

Conclusão

Essa foi uma breve explicação sobre o conhecimento necessário para um desenvolvedor Android. Espero ter despertado seu interesse pela plataforma e aguçado sua curiosidade como desenvolvedor.

Existem muito mais informações que quero compartilhar com vocês sobre o mundo do Android. Por isso, convido a todos para baixar meu ebook gratuito “Android Aprendiz”.

Nesse ebook, explico todos os passos que você deve seguir para criar seu primeiro aplicativo Android.

Obrigado e vejo vocês lá!

Leia também


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.