Iniciar uma Fábrica de Aplicativos e desenvolver aplicativos por demanda é uma ótima oportunidade para você hoje em dia. A indústria de desenvolvimento de aplicativos móveis está crescendo a uma velocidade de 43% ao ano e não mostra sinais de desaceleração.

Você pode aproveitar os mais de 16 bilhões de dólares gastos por ano em serviços de desenvolvimento de aplicativos. Trabalhando meio período ou integral, você pode criar um portfólio incrível e uma renda extra, assumindo projetos de desenvolvimento de aplicativos móveis.

Neste artigo, vou te ensinar como você pode começar sua Fábrica de Aplicativos e trabalhar desenvolvendo aplicativos móveis.

Visão Geral de uma Fábrica de Aplicativos

Todo aplicativo já foi inventado? De modo nenhum.

Existem literalmente milhões de aplicativos que ainda precisam ser criados. Alguns têm uma demanda óbvia, enquanto alguns aplicativos são novas ideias.

Criar uma Fábrica de Aplicativos é muito gratificante porque hoje em dia qualquer um pode aprender como criar um aplicativo. Além disso, todos os dias novos usuários aparecem criando mais demanda por aplicativos.

É para você?

Qualquer pessoa que gosta de desenvolvimento de aplicativos ou resolução geral de problemas é um ótimo candidato para este tipo de negócio. E você pode começar de forma parcial trabalhando em suas horas vagas como freelancer.

Nesse tipo de negócio, é raro ter horários de trabalho regulares, portanto, você deve estar preparado para adotar um cronograma que possa ser ajustado de acordo com o tempo que você tem para trabalhar.

Como é o dia-a-dia de uma Fábrica de Aplicativos?

Como proprietário de uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, você precisará ser capaz de interagir com os clientes e sempre buscar novos projetos.

Seu outro trabalho principal é gerenciar o processo de desenvolvimento e entrega dos projetos. Mesmo trabalhando sozinho ou com algum parceiro isso é essencial.

Você deve criar um ambiente de trabalho que deixe você e seus possíveis parceiros a vontade para trabalhar e desenvolver seus projetos.

Quem é o público alvo?

Se o seu modelo de negócios inclui o desenvolvimento de aplicativos para outras empresas, você vai precisar encontrar empresas que queiram seus serviços de desenvolvimento e paguem um preço justo pelo trabalho.

Se seu modelo de negócios incluir a monetização de aplicativos desenvolvidos por você, seus clientes serão os usuários de seus aplicativos. Se o aplicativo tiver muito interesse pelo público em geral, ele será monetizado com facilidade.

Como uma Fábrica de Aplicativos ganha dinheiro?

Existem alguns modelos de negócios que é possível utilizar para iniciar sua Fábrica de Desenvolvimento de Aplicativos, que são:

  • Por Contratação: Ser pago para desenvolver aplicativos para outras pessoas.
  • Aplicativos Gratuitos com Anúncios: Um aplicativo gratuito pode gerar receita com anúncios.
  • Gratuito com versão Premium: Um aplicativo gratuito com poucas funcionalidades ou uma versão limitada. Aqueles que pagam por uma versão premium obtêm recursos aprimorados e podem remover anúncios.
  • Aplicativos Pagos: Aplicativos pagos onde o usuário precisa comprar o mesmo para utilizar. Esses aplicativos podem ser altamente especializados e muito valiosos para aqueles que pagam por eles.

Como começar

Ter uma formação em programação como Analista de Sistemas é útil, embora não seja necessário. Porém, aprender a programar códigos, mesmo que de forma autodidata, é extremamente valioso.

Você terá sucesso se você ama o que faz. Se você desenvolver aplicativos como um hobby simplesmente porque você gosta de fazer isso, você definitivamente terá sucesso neste negócio.

Você terá que gostar de trabalhar longas horas, às vezes durante a noite, e não necessariamente sendo pago pelo seu tempo quando você começar. Seus objetivos, quando você começar, são aprender o máximo possível.

Caso ainda não saiba como programar aplicativos, você pode baixar nossos materiais gratuitos e começar hoje mesmo seus estudos.

Quais são os custos para abrir uma Fábrica de Aplicativos?

Você pode começar praticamente com um custo zero, pois pode utilizar seus próprios recursos disponíveis como computador, Internet e seu quarto para iniciar seu negócio.

A primeira coisa, você vai precisar de um computador ou notebook para desenvolver seus aplicativos, caso seu foco seja desenvolvimento Android, um computador com 6GB de memória com Windows/Linux já serve. Basta você preparar seu ambiente de desenvolvimento Android.

Você vai precisar também de um “escritório” para trabalhar, que no começo pode ser sua própria casa e seus recursos como Internet, água, luz e etc.

Para a publicação de aplicativos Android na Google Play Store, você vai precisar fazer seu registro como desenvolvedor e pagar uma taxa única de $25 dólares. Esse seria seu único custo para começar.

Quais são as etapas para iniciar uma Fábrica de Aplicativos?

Quando estiver pronto para iniciar sua empresa de desenvolvimento de aplicativos, siga estas etapas para garantir que sua empresa cresça de forma sustentável a longo prazo:

Etapa 1

Planeje seu negócio. Um plano claro é essencial para o sucesso como empreendedor. Alguns tópicos importantes a serem considerados são seus custos iniciais, seu público-alvo e quanto tempo levará para você atingir o ponto de equilíbrio entre os gastos e receitas.

Etapa 2

Legalize sua empresa. Quando ainda estiver começando, talvez você não precise desta etapa, porém é bom já ficar ligado sobre os processos de você ter um CNPJ aberto para pagar os devidos impostos sobre seu faturamento.

Etapa 3

Abra uma conta bancária jurídica. Da mesma forma que a anterior, talvez no começo você não precise, mas no momento que for abrir uma empresa e ter seu CNPJ será necessário uma conta banária juŕidica também.

Uma conta corrente dedicada à sua empresa mantém suas finanças organizadas e faz com que sua empresa pareça mais profissional para seus clientes.

Etapa 4

Defina sua marca. Sua marca é o que a sua empresa representa, assim como a forma como sua empresa é vista pelos clientes. Uma marca forte ajudará sua empresa a se destacar dos concorrentes.

Etapa 5

Estabelecer uma presença na web. Um site da sua Fábrica de Aplicativos permite que os clientes aprendam mais sobre sua empresa e os produtos ou serviços que você oferece. Você também pode usar as mídias sociais para atrair novos clientes.

Como promover sua Fábrica de Aplicativos

Os melhores aplicativos, por serem muito úteis, se promovem sózinhos e é muito fácil publicar um aplicativo nas Lojas.

Participar de eventos voltados para o seu público-alvo é uma excelente maneira de encontrar clientes em potencial, que queiram contratar seus serviços de desenvolvimento. Existem muitos sites freelance que você pode usar para encontrar clientes que procuram desenvolvedores de aplicativos com habilidades específicas.

Veja aqui alguns sites de freelancer que eu indico para encontrar trabalhos.

Dar palestras públicas e tornar-se conhecido como líder do setor é uma ótima maneira de aumentar a popularidade de você mesmo e dos aplicativos feitos por sua empresa.

Como findelizar os clientes

Sua reputação diz tudo. Existem dois tipos de reputação.

O primeiro é com clientes que contratam você para desenvolver aplicativos para eles.

O segundo tipo é uma reputação pública de aplicativos que você publica nas Lojas.

As duas reputações são aprimoradas quando seu aplicativo atende a uma necessidade importante e os usuários se apaixonam pelo aplicativo, além de contar a todos os amigos sobre isso nas mídias sociais e de outras formas.

Como e quando construir uma equipe

Isso basicamnete vai depender do orçamento e do faturamento da sua Fábrica de Aplicativos.

Se você quiser contratar um funciońario ou até fazer sociedade com alguém, tenha certeza de que você tem orçamento para isso e  trabalho suficiente para essa pessoa. Use freelancers o máximo possível no começo e encontre os melhores fazendo pequenos testes passando demandas simples para avaliar o trabalho do profissional.

Quanto você pode cobrar dos clientes?

Para clientes que desejam contratar você para desenvolver aplicativos para eles, a cobrança geralmente é baseada um valor fixo por projeto, com uma solicitação muito específica de trabalho a ser feito.

Se o trabalho for mais aberto, você poderá cobrar com base em valor por hora. Os valores de desenvolvimento de aplicativos por hora variam de acordo com sua experiência e tamanho do cliente. Os valores podem ir de R$ 15 – R$ 100 por hora.

Quando você desenvolve aplicativos próprios, é possível ganhar dinheiro de várias maneiras com eles.

Conclusão

Para você começar sua Fábrica de Aplicativos, você não precisa ter muita experiência em desenvolvimento de aplicativos e nem uma equipe. É possível iniciar sua jornada como um desenvolvedor freelancer e ir crescendo aos poucos.

Outro ponto positivo, é que você pode começar por projetos de acordo com sua capacidade técnica em desenvolvimento, assim você pode ao mesmo tempo estudar e pegar experiência criando aplicativos.

Também é um ótima forma de conseguir uma renda extra como desenvolvedor, trabalhando em projetos paralelos ao seu emprego atual. Inclusive, muitos profissionais utilizam essa forma de trabalho para fazer uma transição de carreira mais suave.

Agora é com você.

Qualquer dúvida deixe abaixo nos comentários.

Leia também


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.