Muitos desenvolvedores Android me perguntam como se tornar um programador melhor, como eu melhoro minhas habilidades de programação, ou sou bom em Android, mas não tão bom em habilidades de solução de problemas, etc.

Essa é uma realidade, a era de hoje é cheia de programadores especialistas. É fácil entender palavras-chave, métodos e a API da plataforma Android, mas ao mesmo tempo é difícil resolver problemas reais, projetar software robusto e reutilizável e obter o máximo de estrutura de dados e algoritmo.

Tenho visto frequentemente que os desenvolvedores Android tem dificuldades quando são solicitados a projetar e codificar uma solução em tempo limitado, mas ao mesmo tempo eles são muito bons com os conceitos do Android e toda a teoria.

Se você sentir dificuldades na programação, então você deve programar mais ainda, se você se sentir perdido no design de um aplicativo, então você deve primeiro projetar usando caneta e papel.

Essa resistência é o que realmente impede você de ser um programador melhor.

Existem várias dicas para se tornar um programador melhor, mas vou te passar a minha lista, que eu pessoalmente utilizo e que tem me ajudado continuamente.

Programar, Programar e Programar

Por que eu coloquei “programar” em primeiro? Porque é preciso muito treino, e se você quer ser um programador melhor, você precisa programar muito.

Ao criar vários aplicativos Android, você percebe seus erros de design, no tratamento de exceções, na estrutura do código e, consegue melhorar seus pontos fracos.

Não fique satisfeito depois de resolver um problema, pois você pode sempre melhorar a sua solução ao invés de simplesmente resolver o problema de qualquer jeito.

Foque sempre na sua evolução como programador e na habilidade de resolver problemas da melhor forma possível.

Ler Livros

Programar é mais fácil dizer do que fazer, e há uma enorme diferença entre código bom e código ruim, mas como você sabe? Até que você tenha visto um bom código e saiba por que um determinado código é bom, você não consegue entender a diferença.

É aqui que os livros chegam para ajudar, na maioria das vezes os autores são ótimos programadores e eles passam sua experiência na forma de um livro.

Veja aqui alguns livros de programação Android que eu indico para você.

Lembre-se, mais nem sempre é bom, ao invés de ler 5 livros, sugiro ler dois livros.

Fazer Cursos e Treinamentos com Mentoria

As vezes tentamos aprender sozinhos pesquisando na Internet, vendo vídeos no Youtube e etc, porém nem sempre esse é o melhor caminho para se tornar um programador melhor.

Você pode acabar ficando confuso do que realmente você deve aprender, estudar e pode se sentir sozinho sem apoio de alguém mais experiente para tirar suas dúvidas.

Por isso muitas vezes é melhor você fazer um curso ou treinamento em desenvolvimento Android com a mentoria de alguém para te passar o conhecimento certo e direto do que você deve aprender.

Praticar Estrutura de Dados e Algoritmos

Na minha opinião, esta é a coisa mais importante a fazer para se tornar um programador melhor. A maioria dos bons programadores que vi e conheci são muito bons em estruturas de dados, algoritmos e lógica.

Ao aprender essas coisas, você aproveita melhor os recursos que estão disponíveis para você na resolução de problemas. A estruturação de dados é uma peça fundamental de qualquer aplicativo ou software no geral, então o conhecimento sólido nisso ajuda durante a solução de problemas.

Da mesma forma, o conhecimento dos princípios de programação, algoritmos de busca e classificação e outros algoritmos conhecidos, desenvolvem habilidades de raciocínio em você.

Ler o Código de Outros Programadores

A leitura do código de outros programadores ajudará você a entender diferentes formas de construir seu código.

Procure códigos de projetos open source, templates de aplicativos Android, código do Android SDK e tente entender como eles funcionam, tente ver o que eles estão fazendo e por que estão fazendo.

Encontre padrões, inicialmente você achará entediante e difícil, mas com o tempo você desenvolverá um bom senso de código, que o alertará quando você cometer um erro, ajudará a identificar erros.

Este “senso de código” é um dos sinais que você está se tornando um programador melhor.

Escrever Testes

Escrever testes para seu aplicativo Android complementa o processo de pensamento e codificação e, posteriormente, ajuda você a projetar melhor seu código.

Qualquer coisa que seja difícil de testar, precisa ser melhorada. Além disso, escrever testes ajuda muito a encontrar nomes melhores, melhor abstração, melhor interface e design de classes e, em geral, melhora a qualidade do código.

Mas, como codificar e projetar um teste também é um trabalho difícil para programadores iniciantes, você sentirá muita resistência.

Lembre-se de que não existe uma forma automática de validar o processo, análise, design e o desenvolvimento, o teste é uma oportunidade para você pensar em cenários e buracos em seu código.

Siga a regra, sempre escreva um teste para o seu código.

Fazer Revisão de Código

Assim como o teste, a revisão de código é outra coisa que ajuda a se tornar um bom programador.

A revisão de código ajuda tanto o revisor quanto o autor, o revisor melhora seu senso de código e oferece conselhos enquanto o autor aprende com seus erros.

Muitas vezes o código que você acha que é bom, tem alguns bugs que apenas outros programadores podem ver. A revisão de código e apoio de outros programadores te ajudam a ser um programador Android melhor.

Se você tiver sorte e tiver a chance de trabalhar em uma empresa que tenha testes e revisão de código, provavelmente será um programador melhor. Essas duas coisas ajudam imensamente a melhorar a habilidade de programação.

Conversar com Outros Programadores

Conversar sobre programação e discutir resoluções de problemas com um colega programador, geralmente leva a uma solução melhor, é natural porque sua mente tende a se envolver mais quando você fala e ouve.

Eu já encontrei uracos, falta de requisitos, erros e falhas de design em meus aplicaivos apenas discutindo com os colegas de equipe. Na indústria de desenvolvimento de software, onde os programadores tendem a ficar isolados na frente do computador, falar, compartilhar e fazer sessões de discussões ajuda imensamente.

Não basta apenas sentar e programar, é preciso também conviver com outros programadores.

Participar de Fórums, Eventos e Comentar em Blogs

Esta é outra forma de atividade e interação, que ajuda a revisar o conhecimento. Ao compartilhar conhecimento, a primeira pessoa que se beneficia é aquela que compartilha.

Como a programação de aplicaivos Android é grande e vasta de opções, você tende a esquecer a maioria das coisas que você não usa por mais de 3 meses.

Participar de fóruns e eventos para conversar e responder a perguntas e comentar em blogs é uma ótima maneira de revisar o conhecimento e, ao mesmo tempo, corrigir seus equívocos.

Repassando nosso conhecimento para outras pessoas, nós não apenas ajudamos os outros, mas também testamos o que sabemos. Muitas vezes você verá alguém se beneficiando do seu conhecimento, mas você também poderá ser corrigido por algum equívoco.

Manter-se Atualizado

Ficar atualizado sobre o que está acontecendo no mundo do desenvolvimento de aplicativos Android é outra maneira de se tornar um programador Android melhor e melhorar suas habilidades.

Basta fazer a inscrição em uma lista como essa no final da página para receber semanalmente novidades, dicas e conteúdos sobre desenvolvimento Android.

Conclusão

Todo programador quer se tornar um programador melhor, mas nem todos conseguem.

Além do talento natural de programação e resolução de problemas, requer muito trabalho duro, aprendizado constante e perseverança para se tornar um programador melhor.

Quanto mais você coloca e testa suas habilidades de programação, design, testes e revisão de código, melhor você se tornará.

E você, quais são suas dicas para se tornar um programador melhor? Comente abaixo e diga o que achou das minhas dicas.


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.