Depois de decidir fazer um curso de Android, surge a dúvida:

É melhor curso presencial ou online (EAD)?

Para te ajudar nessa questão, selecionamos, neste artigo, quais são as vantagens de cada modalidade de ensino. Confira!

Vantagens do Curso Presencial

Contato direto com professores

Ter a oportunidade de tirar suas dúvidas diretamente com o professor em sala de aula faz com que alguns prefiram a modalidade presencial.

De fato, esse contato é importante para o bom rendimento do aluno, pois além de sanar as dúvidas, o professor pode acompanhar de perto se o estudante está entendendo e acompanhando o raciocínio da aula. Esse suporte direciona o aprendizado do aluno.

Contato com colegas de turma

A troca de experiências entre alunos de uma classe enriquece os estudos porque são diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto.

Alguns acham que as aulas presenciais tornam o aprendizado mais atraente, empolgante e aumenta a rede de contatos — que pode ser de grande ajuda quanto ao ingresso no mercado de trabalho e futuros projetos.

A aula presencial facilita o compartilhamento de material de estudo, de dicas e de métodos de aprendizagem.

Esses são os principais benefícios do método presencial de ensino. Mas o que leva tantas pessoas a escolher as aulas online?

Vantagens do Curso Online

Flexibilidade

Na vida moderna, ter opções de estudo flexíveis é fundamental. Muitos não têm tempo disponível para o deslocamento do trabalho até o local do curso. Além disso, a falta de transporte pode ser outro obstáculo.

Outros preferem assistir às aulas em horários pouco convencionais — e ainda poder controlar a duração da sessão de estudo.

Esse é um dos benefícios do curso online: flexibilidade.

O estudante pode escolher quando, onde e por quanto tempo deseja assistir à aula, personalizando sua experiência de aprendizado. Ele também pode assistir a uma aula várias vezes, se necessário, para entender bem a matéria.

Para um bom aproveitamento da flexibilidade do curso à distância, é necessário ter disciplina. Sendo assim, programe suas aulas no inicio da semana e tenha foco no planejamento. Se houver imprevistos, remarque imediatamente a aula para que você não perca o ritmo dos estudos.

Redução de gastos

O ensino à distância ou online diminui bastante os gastos com educação, porque costuma ser mais barato. Os cursos online não precisam de um espaço físico para administrar aulas e os custos com despesas como aluguel, luz e água — que seriam repassadas para os estudantes — reduzem consideravelmente.

Despesas com transporte, estacionamento, material didático e alimentação são extintas quando o estudante opta pelo curso à distância. Nessa época de crise financeira, poder reduzir despesas sem precisar parar de estudar se torna uma vantagem importante.

Atualização constante do material de estudo

Materiais didáticos precisam ser atualizados constantemente. Nos cursos online, essa atualização é feita imediatamente após a elaboração do conteúdo revisado.

Os alunos têm acesso às últimas informações sobre a área que estão estudando, sem gerar novos custos com uma reedição. Em um mundo em que tudo muda com rapidez, é preciso ter um material dinâmico para não ficar desinformado.

Nos cursos presenciais, esse processo ocorre com lentidão, pois depois da elaboração do conteúdo atualizado, o material precisa ser impresso e, só então, distribuído. Dessa forma, o aluno pode perder uma boa oportunidade de trabalho por desinformação.

Contato com pessoas do mundo inteiro

Apesar do estudante de curso online não estar em uma sala de aula, é possível fazer uma boa rede de contatos com alunos de vários lugares. Esse networking pode ser feito nas comunidades criadas pelos cursos online, em que os estudantes interagem e trocam informações sobre as aulas, oportunidades no mercado de trabalho e futuros projetos.

Além disso, os fóruns mantêm abertas as discussões sobre inovações da área que está sendo aprendida, aumentando o conhecimento dos alunos. Tal contato aproxima os estudantes e pode trazer oportunidades valiosas de atualização e enriquecimento profissional.

Como Escolher um Bom Curso de Android

Após decidir se irá optar por um curso presencial ou online, existe outro fator importante a considerar:

Como escolher um bom curso de Android?

Apesar das opções de instituições de ensino serem muitas, é preciso avaliar com cautela. Sendo assim, o que levar em consideração na escolha do curso?

Fique atento ao objetivo do curso

Se você quer aprender a desenvolver aplicativos Android profissionais, analise se o curso vai fornecer uma formação completa em desenvolvimento Android e evite instituições que ensinam só o básico sobre o sistema ou ficam apenas no copiar e colar de códigos.

Analise a metodologia

Outro fator a considerar é o método de ensino. O ideal é o curso ensinar, de forma simples e fácil, cada etapa do conteúdo, ensinando a criar aplicativos do começo ao fim, do simples para o complexo.

Como a área de TI possui muitos termos técnicos, o curso deve explicar, de maneira clara, a definição desses termos e como o aluno pode usar o conteúdo aprendido em soluções profissionais para a área de TI.

Aulas práticas

As aulas que demonstram na prática como aplicar o que você aprendeu na teoria, são essenciais para a formação de bons profissionais. Dessa forma, o aluno é preparado para desenvolver qualquer tipo de aplicativo Android de forma profissional.

Comunidade

Verifique como você terá contato com o professor e outros colegas para interagir e tirar suas dúvidas. Para compensar a falta do contato do curso presencial, é importante que o curso de Android online tenha uma comunidade de alunos para conversarem entre si.

Estudos de casos e depoimentos de alunos

Se o curso que você escolheu tem realmente uma boa qualidade, vocẽ vai encontrar vários estudos de casos reais de alunos que aprenderam e conseguiram colocar em prática os ensinamentos do curso.

Conclusão

Para você conseguir desenvolver seus aplicativos Android, seja para tirar suas ideias do papel ou entrar para o mercado de trabalho, você precisa criar aplciativos Android profissionais.

Gostou das nossas dicas sobre o curso de Android? Ficou interessado no assunto? Então baixe nossos eBooks e comece seus estudos agora mesmo!

E também não deixe de conhecer o Android Accelerate, nossa formação completa em desenvolvimento Android profissional, do absoluto zero, mesmo que você não tenha muita experiência em programação.


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.