A plataforma Android hoje tem um potencial ilimitado e o desenvolvimento de aplicativos Android alterou a forma como você navega na Internet, mídias sociais e até mesmo jogos online.

Os aplicativos Android têm a capacidade de mover pessoas de todo o mundo e criar uma relação com a paltaforma de forma duradoura.

Há muitas razões pelas quais você deveria serialmente considerar se tornar um desenvolvedor Android freelancer. Para alguns pode ser uma renda extra, para outros é a oportunidade de trabalhar em casa e até mesmo conseguir um emprego dos sonhos.

O desenvolvimento Android é uma opção de carreira viável e a longo prazo para aqueles que procuram dinheiro e credibilidade. Ser um desenvolvedor Android freelancer pode te trazer uma vida segura financeiramente.

O Android emergiu como um dos segmentos de mais rápido crescimento na indústria de tecnologia com uma enorme demanda por desenvolvedores Android.

Aleḿ disso, é um área que foca na criatividade e inovação dos desenvolvedores em vez de um diploma.

Talvez essa seja a razão pela qual o Google tem equipes nas quais 14% das pessoas nunca foram para a faculdade. É perfeitamente possível ter uma carreira bem sucedida a longo prazo como desenvolvedor Android, mesmo que você não tenha qualquer formação na área.

No entanto, existem certas habilidades que você precisa possuir para crescer nesta área. Vamos dar uma olhada em como você pode aprender a programar para Android e se tornar um freelancer, passo a passo, e prosperar no longo prazo.

Vantagens

Existem várias vantagens de ser um desenvolvedor Android freelancer. Os tópcios a seguir estão entre as principais razões pelas quais as pessoas decidem se tornar freelancers em tempo integral.

Você faz seus horários

Para muitas pessoas, trabalhar das nove as cinco simplesmente não é tão produtivo e eficiente.

Como freelancer, se você trabalha melhor nas primeiras horas da manhã, ou até tarde da noite, você tem a liberdade de ajustar seu horário de trabalho para acomodar seus melhores e mais produtivos momentos de trabalho.

Você também tem a flexibilidade para ajustar sua agenda para que você possa viver sua vida de forma mais completa como, encontrar um amigo de longa data, consultas médicas e até mesmo aproveitar mais sua familia.

Tem potencial de ganhar mais

Não há nada tão desanimador como funcionário, descobrir que a empresa está cobrando um cliente dez ou vinte vezes o valor que você está recebendo por um projeto no qual você está fazendo todo o trabalho.

Como freelancer, você poderá cobrar o que vale o seu trabalho. Sua renda não é limitada pelo seu valor/hora, pois quanto mais esforço você colocar para encontrar clientes, mais dinheiro você poderá ganhar.

Ganhar experiência

Sabemos que as vagas de emprego são muito concorridas e muitas vezes as empresas pedem experiência até para estagiários, que teoricamente está lá para aprender.

Como freelancer você pode ir ganhando experiẽncia a medida que consegue novos projetos e pode apenas aceitar projetos que estão ao alcance da sua capacidade.

Ou seja, a carreira freelancer também pode servir para adquirir experiência e fazer uma transição mais tranquila de um emprego para outro.

Desvantagens

Como tudo na vida, existem algumas desvantagens de ser um freelancer. Ao fazer sua própria análise de riscos e benefícios pessoais, você deve prestar atenção a cada uma das seguintes questões.

Você tem que fazer várias coisas

Como freelancer, você precisará dedicar um tempo para tarefas comerciais que você nunca teve que fazer antes como empregado.

Não só você será responsável pelo trabalho que seu cliente contratou, mas também precisará fazer todo o trabalho administrativo necessário, como faturamento, pagamento de faturas e lidar com outros assuntos contábeis.

Você também terá que fazer suas próprias vendas, marketing e publicidade. No geral, é provável que você se encontre gastando pelo menos sete a dez horas por semana nestas atividades adicionais.

Você é responsável por encontrar seu próprio trabalho

Quando você está empregado, você entra no trabalho e alguém vai te dar algo para fazer. Como freelancer, você não terá esse luxo.

Ocasionalmente, especialmente quando você está estabelecido como freelancer, você receberá um e-mail ou uma ligação de um potencial cliente que tenha ouvido falar de você. Mas na maioria das vezes você é que tem que correr atrás dos projetos.

Os problemas param em você

Você não terá mais o luxo de transmitir os problemas de clientes ou problemas de escritório para outras pessoas.

Além de tratar sobre problemas com clientes, acalmando o cliente furioso, você também terá que lidar com coisas como o mau funcionamento do equipamento de escritório e possíveis problemas de pagamentos.

O lado bom das desvantagens, é que tudo isso fica como experiência para você, elevando seu nível como profissional e conseguindo um destaque maior dentre outros desenvolvedores.

Habilidades Essenciais

As habilidades de um desenvolvedor Android freelancer vão muito além da programação. Mas não só para trabalhar como freelancer, também para desenvolver seus próprios projetos e se destacar no mercado de trabalho.

– Atençao nos detalhes
– Pensamento crítico
– Gerenciamento de tempo
– Adaptabilidade
– Compromisso com o trabalho de alta qualidade
– Design de interface de usuário
– Desenvolvimento Android (claro :D)
– Desenvolvimento Backend
– Expertise de negócios

Algumas habilidades você adquire com o tempo e experiẽncia, mas outras é possível aprender estudando.

Por exemplo, desenvolver aplicativos Android profissionais, relacionamento com o cliente, expertie em negócios, design e etc, eu ensino na minha formação em desenvolvimento Android.

Como Encontrar Projetos

Caso você decida entrar par ao mundo freelancer, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é encontrar alguns projetos para trabalhar. Aqui estão as estratégias eficazes na busca de novos projetos.

Redes Sociais

Utilize o Facebook, Twitter, Linkedin e e outros para avisar todo mundo que agora você está trabalhando como desenvolvedor Android freelancer e está procurando oportunidades.

Não esqueça de atualizar seu LinkedIn, junte-se a grupos, escreva artigos e conecte-se com pessoas que você conhece. As pessoas vão começar a encontrá-lo quando procurarem por desenvolvedores.

Eventos e Comunidade

Você pode frequentar eventos da área para conhecer outros desenvolvedores, potenciais clientes e, em geral, expandir seus contatos.

Ao conversar com as pessoas, diga que está procurando novos projetos, apresente-se como um desenvolvedor Android freelancer.

Agências de recrutamento

As agências sempre estão conectadas com empresas que precisam de desenvolvedores tanto para trabalhos fixos quanto para temporários, e também trabalhos remotos.

Plataformas de freelancing

Existem várias plataformas que fazem a conexão dos projetos disponíveis com os freelancer interessados. Algumas delas são FiverrUpwork, Freelancer e Workana.

Como Começar

Se você acha que o ser um desenvolvedor Android freelancer é para você, existem duas maneiras básicas de começar a trabalhar:

– Ir direto para sua nova aventura como freelancer
– Ou, faça um plano de mudança de carreira vá trabalhando como freelancer nas suas horas vagas

A primeira opção pode ser a mais rápida, mas tamem mais arriscada, a menos que você já tenha recursos financeiros e contatos para começar.

A segunda opção é a mais segura, e geralmente não requer uma mudança de vida muito drástica. Você pode iniciar devagar trabalhando de forma parcial durante seu tempo livre.

Minha recomendação é que você vá pela segunda opção, dessa forma você consegue fazer uma transição de carreira mais suave sem sofrer com possíveis problemas durante o caminho.

Se você quiser saber mais detalhadamente como se tornar um desenvolvedor Android independente (freelancer), aprendendo do zero a desenvolver aplicativos Android profissionais e as habilidades essenciais para esse tipo de carreira, de uma olhada em nossa formação completa profissional.


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.