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Não é fácil conseguir downloads do seu aplicativo, principalmente se você é novo nesta área. Olhando para as lojas de aplicativos, você pode pensar “Uau, há tantos aplicativos. Como posso competir? “.

Mas a única coisa que você NÃO pode fazer é achar que obter downloads na lojas de aplicativos é impossível. Mesmo se você achar que seu aplicativo ainda não está bom o bastante como você gostaria.

A melhor maneira de fazer isso é utilizar o marketing de aplicativos com um plano de divulgação bem preparado.

E é exatamente isso que você vai encontrar aqui hoje.

O que é Marketing de Aplicativos?

O marketing é uma indústria gigantesca.

Quando pensamos em marketing, lembramos de propagandas, imprensa, compra de tráfego em uma rede publicitária e midias sociais.

É um pouco de tudo, mas no final, é o processo pelo qual você alcança um mercado especifico onde está o seu publico. Em outras palavras, é como você mostra seu produto para mais pessoas.

Quando falamos sobre marketing de aplicativos, estamos falando em atrair mais usuários. E no mundo dos aplicativos, isso é medido por downloads.

Esta é uma indústria em evolução e exige sua atenção diária.

No decorrer deste artigo, vou ensina-lo tudo o que você precisa saber para começar a criar um plano para obter downloads do seu aplicativo.

Boas Práticas de Marketing de Aplicativos

É importante que você entenda algumas boas práticas recomendadas antes de aprender quais ações específicas você pode utilizar de marketing. Isso ajudará você a estabelecer as bases para uma estratégia vencedora.

Também vai ajudar você a pensar como um profisisonal de marketing, pois há literalmente centenas de maneiras de divulgar um aplicativo.

Meu objetivo é mostrar as técnicas que funcionam, mas também mostrar por que elas funcionam.

Aqui está uma lista das 3 melhores práticas para ter em mente quando você for fazer o maketing do seu aplicativo.

Segmentação Demográfica

Isso quer dizer mostrar seu aplicativo para as pessoas específicas que realmente precisam dele. A segmentação demográfica são características como “Homens com idade entre 30-50 anos que gostam de carros”.

Digamos que você fez um aplicativo com dicas sobre carros.

Você vai ter uma campanha de marketing muito mais bem sucedida se você estivetr mostrando seu aplicativo para pessoas interessadas e que gostam de carros do que pessoas que preferem motos.

Lembre-se de que o quão bom é seu marketing, está diretamente relacionado com o quão bem ele é direcionado para o publico certo.

Qualidade Ganha no Longo Prazo

No mercado de aplicativos você precisa sempre estar atento aos seus custos de desenvolvimento e outros, mas isso não significa que você precise desenvolver um aplicativo ruim. Simplesmente não há espaço para isso neste mercado.

Via de regra, os aplicativos que dão melhor resultado a longo prazo, são os que tem uma qualidade boa também.

Pessoas Reais Usam seu Aplicativo

À medida que você entra no mercado de aplicativos, você terá que aprender sobre muitas coisas diferentes. Ícones, capturas de tela e palavras-chave são apenas alguns fatores que levarão o aumento nos downloads do seu aplicativo.

E você medirá como seu aplicativo está indo utilizando gráficos, estatísticas e números. Porém, não podemos esquecer que esses números representam pessoas reais.

Muitas vezes vejo desenvolvedores que não conseguem atrai usuários para utilizar seu aplicativo. Uma das grandes razões é que eles esquecem que os usuários são pessoas reais que estão baixando o aplicativo.

Nunca esqueça que no final, tudo envolve pessoas reais.

Técnicas de Marketing

Nós vamos ver as formas mais relevantes e poderosas de marketing de aplicativos. No final desta seção, você aprenderá o que as pessoas estão fazendo por aí para obter um enorme volume de downloads para seus aplicativos.

Até agora você aprendeu que não há nenhum “truque” real para obter um grande volume de downloads. Você também aprendeu que existem princípios fundamentais que você pode aplicar ao marketing de aplicativos que elevará diretamente suas chances de sucesso.

Eu separei 9 técnicas que você pode aplicar no marketing do seu aplicativo para obter mais downloads. Elas representam praticamente tudo o que você pode imaginar do mundo do marketing de aplicativos.

O Aplicativo

Isso pode parecer óbvio, mas seu aplicativo será sua melhor ferramenta de marketing. É o melhor ativo que você possui. Não importa se você tem o maior orçamento e a melhor estratégia de marketing, se seu aplicativo for horrível, não vai adiantar.

Ao falar sobre o aplicativo, estamos falando de design, desenvolvimento e funcionalidades. Dando um passo adiante, estamos falando sobre como os usuários interagem com o aplicativo.

Por outro lado, não adianta ter apenas um aplicativo bonito e bem desenvolvido e achar que isso já é o bastante.

Quando você está desenvolvendo seu aplicativo, lembre-se de que você não está apenas desenvolvendo isso para o usuário final, você também está criando uma máquina de marketing. É um detalhe importante, mas muitas vezes esquecido.

App Store Optimization (ASO)

Você vai ouvir muito sobre “ASO” no mundo dos aplicativos enquanto você se aprofunda cada vez mais, e por uma boa razão. ASO significa App Store Optimization, da mesma forma que o SEO significa Search Engine Optimization para sites.

O ASO é o processo de otimização para encontrar o público para seu aplicativo (palavras-chave, ícones, etc.), e a Publicação é o processo de disponibilizar seu aplicativo nas lojas.

Com o ASO e a Publicação, você está utilizando o poder da loja de aplicativos para seu marketing. Com milhões de pesquisas e downloads a cada dia, há muitas oportunidades para obter downloads para seu próprio aplicativo.

Isso pode ter menor custo e maior retorno do que muitas outras estratégias, mas também é um processo mais difícil de medir do que outras que possuem plataformas de análise.

Mídias Sociais

As mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram e entre outros, podem fornecer um impulso MASSIVO para seu aplicativo, mas também é um pouco difícil de entender cada uma. Depende também se seu publico acha que seu aplicativo é “compartilhável”.

Essa estratégia está se tornando uma opção cada vez mais viável no marketing de aplicativos do que era antes.

Por exemplo, você pode fazer com que os usuários publiquem o conteúdo do seu aplicativo ou o próprio aplicativo diretamente nessas redes sociais.

Um bom exemplo é o famoso jogo Candy Crush Saga que usou o Facebook estrategicamente para compartilhar pontuações e presentear outras pessoas para incentivar a jogar o jogo.

As mídias sociais continuarão a se tornar uma forma poderosa e mais mensurável de marketing de aplicativos à medida que as lojas de aplicativos crescerem.

Sites para Aplicativos

Quando você tem um aplicativo maior ou um conjunto de aplicativos, é uma boa idéia ter uma presença na web. Isso significa que você pode ter um site para seus aplicativos ou então ter algum blogueiro ou jornalista falando deles.

É importante pensar sobre como você quer que sua empresa ou aplicativos sejam vistos pelo publico. Você não está apenas fazendo o marketing dos seus aplicativos, você está fazendo o marketing da sua empresa também.

Existem outras maneiras interessantes de aumentar a presença na web dos seus aplicativos. Um exemplo é o que a Supercell fez pelo seu jogo Clash of Clans, criando um fórum(http://forum.supercell.net/forum.php) onde as pessoas podem discutir sobre o jogo.

Promoções

As promoções são uma maneira interessante de fazer o marketing so seu aplicativo. Uma promoção é quando você direciona uma grande quantidade de tráfego para “promover” o seu aplicativo por um período específico de tempo.

Por exemplo, um dos tipos de promoções mais populares no mundo dos aplicativos são os “grátis por tempo limitado”, onde você deixa seu aplicativo gratuito por um período curto de tempo e depois ele volta a ser pago.

Esta técnica é usada em quase todos os mercados – livros, TV, música e jogos! É uma maneira de criar de forma rápida uma alta demanda por seu produto.

Promoções podem ser muito eficazes se você tiver um plano para monetizar seu aplicativo após a promoção. Elas também podem ser uma ótima maneira de obter muitos downloads em um período relativamente curto de tempo.

Esta não é uma solução a longo prazo, mas pode ser uma ótima maneira de criar sua base de usuários inicial.

Redes de Anúncios Mobile

As redes de anúncios são, sem dúvida, a maior fonte de tráfego e downloads ao falar sobre marketing de aplicativos. Onde as empresas trocam dinheiro pela instalação do seu aplicativo.

Por exemplo, em uma rede de anúncios como o Facebook eu posso pagar R$2,00 por cada download do meu aplicativo. O algoritmo do Facebook combinará meus R$2,00 e outros critérios para o anúncio do meu aplicativo aparecer dentro do Facebook e de outros aplicativos.

Quando alguém clica no anúncio e instala o aplicativo, é gravado como uma “Instalação paga” e é debitado os R$2,00. O Facebook recebe sua comissão e a outra parte fica com o desenvolvedor que implementou a rede de anúncios no aplicativo dele.

Esta é a base de praticamente todos os anúncios no mercado de aplicativos.

Algumas redes de anúncios são:

Algumas redes de anúncios só se concentram em jogos, outras são mais genéricas.

Você pode comprar tráfego de maneiras diferentes como, instalações, cliques ou impressões.

Quando se trata de marketing de aplicativos, as redes de anúncios são uma maneira de controlar exatamente seu investimento e retorno. Ao contrário das outras estratégias que vimos anteriormente.

As redes de anúncios são uma ótima solução quando você conhece as métricas de receita do seu aplicativo e deseja escalar de forma controlada. Também pode ser uma ótima maneira de enviar usuários para testar seu aplicativo.

Preços

A estratégia de preços é muitas vezes ignorada como uma técnica de marketing nas lojas de aplicativos.

Fazer uma estratégia de preços significa saber quanto cobrar pelo seu aplicativo ou pelos produtos dentro dele.

Você vai cobrar R$ 4,99 ou R$ 0,99? Vai ser gratuito? Você vai variar o preço?

Todos podem fazer uma grande diferença.

Quando você pensa sobre isso, isso faz todo o sentido. Como a maioria dos princípios econômicos, quanto mais você cobra, menor é o número de pessoas que irá comprá-lo, mas você ganha mais dinheiro por usuário.

Um fenômeno mágico acontece quando você deixa seu aplicativo gratuito – geralmente você pode esperar um aumento entre 50x-100x no volume de downloads. Mas claro que você tem que encontrar novas maneiras de ganhar dinheiro com esses novos usuários que não pagaram pelo seu aplicativo.

Localização (tradução)

A localização é uma palavra bonita para a tradução. No mundo dos aplicativos, ela se refere ao desenvolvimento de uma versão do seu aplicativo e toda comunicação no idioma nativo para um determinado país.

Então, alguém que faz o download de um aplicativo localizado nos Estados Unidos verá em inglẽs, alguém no Japão verá em japonês e etc. Quando você não traduz seu aplicativo, as pessoas em todos esses países apenas vêem a cópia original que você publicou nas lojas.

Google, Amazon e outros oferecem a opção de inserir versões traduzidas do seu aplicativo que serão exibidas em seus países relativos. Títulos, descrições, palavras-chave, capturas de tela e até o próprio aplicativo.

Isso permite que você se comunique com cada público em sua língua nativa.

Isso significa mais downloads.

Você também consegue downloads mais qualificados, porque as pessoas sabem exatamente o que aquele aplicativo pode oferecer para elas.

Marketing de Video

O marketing de vídeo é um componente bem legal dentro do seu plano, porque pode ter tantos efeitos e usos diferentes.

No marketing de vídeo o objetivo é criar um vídeo “trailer” ou “promocional” que destaca seu aplicativo. Você pode criar esses vídeos e fazer upload para sites como o YouTube ou o Vimeo para que as pessoas possam ver seu aplicativo em ação.

Esses vídeos podem atrair muito tráfego externo vindo das redes sociais, caso viralize e seja muito compartilhado.

O segundo impacto que podem ter no marketing do seu aplicativo é a quantidade de pessoas que decidem fazer o download do seu aplicativo a partir da página do aplicativo nas lojas. O Google e a Amazon permitem que os vídeos sejam colocados na página do seu aplicativo. Se você tiver um ótimo vídeo, isso pode realmente ajudar na conversão, pois os usuários vêem a qualidade e como usar antes do download.

O terceiro impacto é menos mensurável e depende do algoritmo de cada loja. Quando você tem um vídeo realmente bom que leva os usuários a baixar, seu aplicativo será visto como “muito atraente” para as lojas de aplicativos. Isso significa que eles aumentarão sua visibilidade.

Se as pessoas adoram seu aplicativo, é claro que eles querem que mais pessoas vejam ele!

Conclusão

O marketing de aplicativos é uma das melhores partes do desenvolvimento de um aplicativo. E pode ser o fator que aumenta o seu sucesso mais do que qualquer outra coisa.

Mas é um mundo competitivo e deve ser respeitado. Há uma linha fina entre ter grandes objetivos e ser um sonhador – tudo se resume a seguir um plano e ser inteligente.

Ao seguir as boas práticas e utilizar a melhor estratégia para seu aplicativo, você pode atingir o topo nas lojas de aplicativos e obter milhões de downloads.

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