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Você acabou de desenvovler seu aplicativo Android, agora chegou a hora de publica-lo na Google Play Store e ganhar dinheiro com ele.

Certo?

Mas ai vem a dúvida: Como ganhar dinheiro com aplicativos Android?

Neste artigo vou descrever todas as diferentes formas de ganhar dinheiro com aplicativos. Você pode ter ouvido falar de alguns, outros podem ser novos.

Você vai ver uma visão completa de como monetizar seu aplicativo Android e as opções que você tem, uma vez que seu aplicativo estiver pronto para entrar na no mercado.

Aprender a ganhar dinheiro com aplicativos é muito importante, não só porque é a conclusão do ciclo de desenvolvimento do seu aplicativo, mas também será a parte mais criativa do processo.

Você pode pensar que os aplicativos são todos iguais e para ganhar dinheiro é só você encher os usuários com propagandas.

Mas na verdade, você possui toda uma gama de opções que podem ser oferecidas para seu público.

É muito divertido quando começa a funcionar.

No final, você vai enxergar muitas opções para ganhar dinheiro com aplicativos.

Pronto para falar sobre como ganhar dinheiro com aplicativos?

Introdução a Monetização

Podemos dizer que existem diversos “tipos” de dinheiro que você recebe pelos seus aplicativos Android. Isso siguinifica que quando você começar a monetizar seus aplicativos, as Empresas de Publicidade e Lojas de Aplicativos têm políticas diferentes de pagamento.

Lojas de Aplicativos

Quando você vende seu aplicativo por R$ 0,99 nas lojas de aplicativos, esse é exatamente o valor que o cliente irá pagar. Mas, como você está usando as lojas como meio para fazer as vendas, as lojas terão 30% (Google e a Amazon) desse valor retido para eles. Como se fosse uma comissão.

Isso inclui tudo que utiliza os canais das lojas como, aplicativos pagos, compras no aplicativo, redes publicitárias, assinaturas, etc.

O tempo de pagamento também varia um pouco nas loajs. Normalmente, são 30 dias. Isso significa que, se você fizer R$ 500,00 em Janeiro, será depositado em sua conta em 1º de Março.

Redes de Publicidade

Semelhante às lojas de aplicativos, as redes publicitárias também têm a sua comissão. A diferença, no entanto, é que você nunca sabe o quanto é seu ou o que eles tiram. Geralmente é 30%, às vezes até 50%, às vezes tão baixo como 10%.

Parece, teoricamente, que eles não precisavam ser muito transparentes com essa informação de pagamentos. Você verá apenas a receita que você ganha e algumas outras métricas.

As redes de publicidades também têm um tempo de pagamento diferente. Alguns farão semanalmente (7 dias de atraso) e alguns levarão até 60 dias.

Moedas e Mercados Internacionais

Aqui está um coisa que para nós brasileiros é uma grande vantagem em ganhar dinheiro em paises estrangeiros.

Por exemplo, se você é uma empresa/desenvovledor brasileira, mas seu aplicativo está sendo baixado dos Estados Unidos, essas transações serão em Dólares e não Reais.

Felizmente, as lojas de aplicativos e as redes publicitárias fazem essa conversão para você em tempo real. Eles olham as atuais taxas de câmbio e convertem tudo exatamente antes de transmiti-lo.

Então, você sempre receberá em reais.

Opções para Monetizar seu Aplicativo

A monetização de aplicativos é um conceito complicado porque existem muitas opções diferentes. Não há um caminho certo, pois existem muitas maneiras e modelos diferentes.

Alguns funcionam melhor do que outros em certas situações, mas por agora e para essa discussão, vamos falar sobre tudo o que você poderia usar. A monetização de aplicativos é muito, muito importante para pensar antes de iniciar o lançamento do seu aplicativo.

Ao entender as opções, pense em quais podem ser aplicadas no seu aplicativo.

É muito importante pensar na monetização antes de se aprofundar no seu projeto. Muitas das melhores técnicas de monetização que você verá são definidas bem antes do desenvolvimento do aplicativo.

Aplicativos Pagos

Este é provavelmente o mais popular, o mais direto e fácil de implementar.

Basicamente é você vender seu aplicativo nas lojas por algum valor, como por exemplo R$ 0,99.

Este modelo de monetização tinha ficado um pouco esquecido, mas agora está voltando novamente. Muitas vezes, as pessoas estão dispostas a pagar R$ 1,00 por um aplicativo de qualidade em vez de baixar um aplicativo gratuito cheio de anúncios.

Compras dentro do Aplicativo (In-App)

Compras dentro do aplicativo são quando você pode comprar produtos digitais ou não dentro dele.

Por exemplo, em um jogo para Android, você pode fazer coisas como desbloquear níveis, comprar novos personagens, comprar mais moedas e assim por diante.

Aplicativo Gratuito com Anúncios

Existem muito aplicativos nas lojas por ai que utilizam essa estratégia. A razão é porque você pode ganhar muito dinheiro com ela.

Neste caso, os usuários não pagarão pelo aplicativo. Eles entrarão no aplicativo e serão apresentados anúncios segmentados. Se eles clicarem nesses anúncios, eles vão para a página da loja, instalam o aplicativo que está sendo anunciado e o anunciante pagará de volta para você.

A desvantagem é que você irrita muito os usuários e seu aplicativo pode rapidamente se “queimar” no mercado.

Aplicativo Pago com Publicidade (sim, existe)

Esta opção significa que os usuários pagam pelo aplicativo e ainda veem anúncios dentro dele.

Esta não é uma opção muito boa, porque normalmente os usuários não esperam anúncios – se eles pagam, assumem que a publicidade não vai fazer parte dessa experiência.

Se você fizer isso, esteja preparado para ver métricas muito ruins em seu aplicativo. Não é muito recomendado, mas é uma opção.

Assinaturas

Neste modelo você pode cobrar uma taxa mensal, trimestral ou anual para acessar o aplicativo ou pelo menos algumas funcionalidades extras dele..

Isso é semelhante ao que uma revista faz, ou qualquer tipo de modelo de assinatura.

Este modelo é muito utilizado em aplicativos de revistas ou aplicativos de exercícios, mas você também pode encontrar em aplicativos de músicas, onde você paga por uma assinatura para ser membro.

Esta estratégia pode ser muito poderosa, porque essas assinaturas mensais continuam cobrando várias vezes até que o usuário não queira usar mais seu aplicativo. Assim, enquanto tiverem uma conta paga em seu aplicativo, eles pagam essa assinatura mensal.

Grátis por Tempo Limitado

Esta é uma estratégia de monetização e não apenas uma estratégia de marketing. Porque quando você faz o aplicativo gratuitamente por um tempo limitado, envia toneladas de usuários para o seu aplicativo para que você possa criar uma grande base de usuários e, em seguida, monetizá-los de forma muito direcionada.

Depois, pode torná-lo pago novamente.

Por exemplo, você já tem uma maneira de monetizar os usuários dentro do seu aplicativo e você só precisa aumentar sua base de usuários. Você pode apenas fazer uma campanha gratuita direcionada por tempo limitado e depois voltar ao valor normal.

Promoção Cruzada

Depois de começar a criar vários aplicativos ou uma vez que você começar a fazer parcerias no mundo dos aplicativos, uma coisa que você pode fazer é promover um aplicativo dentro do outro.

Por exemplo, digamos que você tem alguns aplicativos de notícias. Você pode utilizar seus aplicativos de mais sucesso para levantar os outros com menos usuários divulgando e monetizando eles dentro uns dos outros.

Patrocínios

Este é um modelo que ainda não foi muito usado, mas está começando a ganhar atenção.

Os patrocínios são quando as empresas entram em contato com o desenvolvedor para colocar suas marcas dentro do aplicativo.

Conclusão

Essa é uma visão geral de como ganhar dinheiro com aplicativos. O objetivo deste artigo é mostrar para você todos os diferentes tipos de ferramentas que você pode usar ao criar seus aplicativos para ganhar dinheiro.

E é muito legal quando as coisas começam a funcionar. Quando você vê que o primeiro real entrar na conta, todo o seu trabalho duro parece ter valido a pena.

Uma vez que você aprende como desenvolver aplicativos Android, o dinheiro que você pode ganhar com os aplicativos, pode ser o mesmo que você ganha com seu trabalho normal.

A monetização de aplicativos é uma parte muito poderosa do processo, porque é o último tijolo da sua obra.

Você criou seu aplicativo.
Você desenvolveu.
Você otimizou.
Você monetizou.

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