Neste artigo eu gostaria de trazer a história do nosso aluno Waldemir Santos Silva Paixão, um professor da Universidade Federal de Sergipe que utilizou suas habilidades de desenvolvedor Android para conseguir uma renda extra.

Muitas pessoas acreditam que precisam ser desenvolvedores extremamente experientes para poder trabalhar como autônomo/freelancer, mas a história do Waldemir mostrar que é precise apenas dedicação.

O Waldemir é nosso aluno do Android Accelerate e também do Desenvolvedor Android Independente.

Com vocês, Waldemir Santos Silva Paixão, professor e desenvolvedor independente.

Quem é você? O que você gosta de fazer nas horas vagas?

O meu nome é Waldemir Santos Silva Paixão. Estou com 35 anos. Casado, tenho um filho de três anos de idade. Sou nascido em Aracaju-Se e atualmente moro em São Cristóvão-Se.

Sou graduado em Licenciatura em Informática pela Universidade Tiradentes – UNIT. Atualmente, trabalho na Universidade Federal de Sergipe no cargo de Técnico de Laboratório de Informática no período da manhã e no período da tarde, além de cuidar do meu filho junto com minha esposa atuo como desenvolvedor web há um ano e meio e como desenvolvedor mobile há um ano.

Nas horas vagas gosto de praticar exercícios físicos, escutar música, assistir filmes e desenhos com meu filho e fazer aquela caminhada com a minha família na linda e bela Orla de Atalaia em Aracaju-Se.

Porque você quis trabalhar como desenvolvedor Independente?

Eu comecei a trabalhar como desenvolvedor independente por dois motivos.

Para complementar minha renda mensal. E por curiosidade em saber como é que os desenvolvedores conseguem desenvolver determinados softwares ou aplicativos.

Porém, eu não sabia por onde começar e se o conhecimento que eu tinha seria o suficiente para atender a necessidade do cliente.

Qual foi seu momento mais difícil como desenvolvedor Independente?

No meu ponto de vista o momento mais difícil é estipular o quanto eu valho como desenvolvedor independente.

Fica aquela pergunta pairando no ar: quanto eu cobro? Está caro? Quanto vale o projeto por inteiro? Eles pagam por isso mesmo? Detalhe: pagam sim.

Por outro lado, qual foi seu maior sucesso até agora?

Saber que sou capaz de desenvolver projetos simples e complexos e que posso atender a necessidade dos clientes.

Quais são as estratégias, táticas ou conselhos que ajudaram você?

Vou relatar o que eu fiz na prática e funcionou.

O primeiro passo foi falar para os outros que eu sou desenvolvedor de aplicativos. Esse conselho eu peguei do Fillipe Cordeiro, quando eu vi os videos dele.

Mas, não basta apenas falar, tem que estudar também.

Outro ponto importante, começar atuando com as pessoas que estão em seu circulo de amizade e lugares que você frequenta muito, por exemplo: bares, clínicas, pequenos comercios do bairro e etc.

Faça um cartão de visita e sempre entregue para colegas, amigos, conhecidos. Cadastre-se em sites de freelancer como o workana, por exemplo.

O que você planeja para seu futuro como desenvolvedor Independente?

Pretendo abrir uma empresa de desenvolvimento web e mobile e no mesmo local oferecer curso de capacitação para jovens e adultos.

Como possíveis clientes podem entrar em contato com você?

A princípio por este e-mail [email protected] e em breve o meu site estará funcionando mas no endereço www.waldemirpaixao.eti.br.

Entre em contato!

Conclusão

Como você viu na história do nosso aluno Waldemir, tudo começa de algum lugar, no caso dele, da vontade de ter uma renda extra para sua família e pela curiosidade no desenvolvimento de software.

Também foi quebrado um grande mito que muitos desenvolvedores iniciantes têm: O de que precisa de muitos anos de experiência para conseguir trabalhar e vender projetos como um desenvolvedor autônomo/freelancer.

Basta você ter vontade, dedicação e alguém mais experiênte orientando você na sua jornada.

Se você deseja se tornar um desenvolvedor Android profissional, faça como o Waldemir e junte-se a nossa Formação Android Accelerate, onde você aprende a desenvolver aplicativos Android, do zero ao profissional.

Caso você já seja um desenvolvedor Android com alguma experiência no desenvolvimento de aplicativos, conheça nosso treinamento Desenvolvedor Android Independente e descubra o passo-a-passo para trabalhar desenvolvendo aplicativos Android, em projetos legais, ganhando uma renda extra, de qualquer lugar do mundo 100% online.

Espero que a história do Waldemir tenha spirado você a dar um passo para frente na sua vida e fazer algo diferente.

Leia também


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.