Este aplicativo foi criado por uma de nossas alunas.

No artigo de hoje, eu trago o aplicativo Olhar Mágico, desenvolvido pela aluna Karen Barbatto.

Não deixe de fazer o download do aplicativo para ver o grande trabalho que nossa aluna Karen fez e dar seu feedback. Esta é a forma que os desenvolvedores têm de saber se seus aplicativos agradam o público.

Eu acredito que o artigo abaixo será muito útil para quem tem uma ideia de aplicativo e gostaria de transformar em realidade, e por que não ter sua própria startup.

No final deste artigo eu volto para fazer alguns comentários e te explicar como você pode fazer parte da nossa formação Android Accelerate e seguir os passos da Karen.

Então agora divirta-se com o artigo sobre o Olhar Mágico.

Com vocês, Karen Barbatto

Eu me chamo Karen Barbatto, formada desde 2007 em Sistema de Informação pela faculdade Univag-MT. Sempre trabalhei com desenvolvimento de sistemas, na linguagem Java e Android.

Possuo as certificações SCJP 5.0, SCWCD, SCBCD, SCJA. Além da formação básica e avançada em Android.

Tenho como prazer o desenvolvimento da aplicação, desde a sua concepção (planejamento e arquitetura) até a programação de códigos. São mais de 10 anos participando ativamente de vários projetos, e por último, de um sistema próprio onde temos o backend (java) e os devices (em Android e IOS).

O que é o aplicativo Olhar Mágico?

O aplicativo Olhar Mágico é uma forma moderna comparada a agenda escolar de papel, agregando vários outros recursos como fotos, mensagens instantâneas, avisos e recados com notificações sonoras, informações de calendários, provas, e eventos, além da medicação e cuidados pessoais da criança.

Esse tipo de aplicativo visa integrar os responsáveis aos principais acontecimentos dentro da escola, podendo ser visto a qualquer hora do dia, e podendo ter uma ligação direta a coordenação da escola.

Hoje um professor(a) gasta alguns minutos do dia para escrever de forma repetida todas as agendas informando os pais o que houve no dia.

Com o aplicativo, isso é informado durante o dia, não precisando acumular função no final da aula. Sendo que com poucos cliques, tudo fica registrado. Possibilitando a coordenação acompanhar tudo e os pais também.

A ideia do aplicativo veio da necessidade de obter informações da criança, sendo que boa parte do dia da criança é dentro da escola. E por email ou por agenda, as informações chegam apenas no final do dia, impedindo a comunicação e a eficiência dos recados.

Outro ponto importante, é que nem sempre a coordenação sabe o que se passa dentro da sala. Com o aplicativo, toda conversa entre os professores e os pais é vistoria pela coordenação, permitindo intervir na comunicação a qualquer instante.

Como foi o processo de desenvolvimento?

O desenvolvimento aconteceu de forma gradativa, conforme a necessidade da escola.

Foram adicionados processos ao longo do tempo, de acordo com uma escola em funcionamento. Levando em consideração a melhor forma de operar e a facilidade do manuseio, sem gastar o tempo do professor durante o período escolar.

A maior dificuldade desse processo foi habituar o professor (acostumado ao processo de escrever a agenda), a uma rotina de alimentação do sistema em tempo real. Evitando sobrecarga no final do dia.

Quais os planos e expectativas com o aplicativo?

Nossa expectativa é que o aplicativo faça parte da vida escolar do aluno, registrando ano após ano, toda evolução da criança, registrando tudo o que ocorreu durante o ano letivo.

E que a escola possa alcançar por igual todos os responsáveis de uma forma simples. Podendo se comunicar de forma mais eficiente e obtendo um feedback imediato dos pais.

Comentários Finais do Fillipe Cordeiro

Opa, voltei aqui para fazer uns comentários finais e te perguntar uma coisa!

Achei extremamente interessante como a Karen resolveu um “problema” dela mesmo e que acabou ajudando outros pais e mães a fazerem um acompanhamento de seus filhos nas escolas.

Todos temos ideias de aplicativos, mas só consegue transforma-las em realidade quem realmente coloca a mão na massa.

Use como incentivo a história da Karen e tire suas ideias do papel;

Agora, deixa eu te explicar melhor o que é a Formação Android Accelerate que comentei no começo do artigo.

Formação Android Accelerate é um treinamento online baseado em no método dos 4 Elementos do Desenvolvimento Android: Conceitos Básicos, Interface Gráfica, Manipulação de Dados e Ferramentas.

Cada um desses elementos é focado no conhecimento necessário para que qualquer pessoa que está começando em desenvolvimento Android consiga sair do zero e ir até o profissional.

Hoje o Android Accelerate é a única e mais completa formação do Brasil, que ensina qualquer pessoa a desenvolver seus próprios aplicativos Android, do zero ao profissional, sem precisar ser um gênio da programação.

Agora, eu queria te perguntar uma coisa:

O que você mais gostou do aplicativo Olhar Mágico? Quais seriam suas sugestões de melhorias para o aplicativos?

Responda abaixo nos comentários ou avalie na própria Google Play Store, por favor!

A Karen que desenvolveu o aplicativo estará acompanhando e esta é uma excelente maneira dele saber se o aplicativo desenvolvido atende as expectativas e o que fazer para melhorá-lo.

Fico esperando então o seu comentário e até a próxima!


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.