Este aplicativo foi criado por um de nossos alunos.

No artigo de hoje, eu trago o aplicativo Enigmas Macabros, desenvolvido pelo aluno Daniel Albuquerque.

Não deixe de fazer o download do aplicativo para ver o grande trabalho que nosso aluno Daniel fez e dar seu feedback. Esta é a forma que os desenvolvedores têm de saber se seus aplicativos agradam o público.

Eu acredito que o artigo abaixo será muito útil para quem tem uma ideia de aplicativo e gostaria de transformar em realidade, mesmo que essa ideia comece com uma brincadeira.

No final deste artigo eu volto para fazer alguns comentários e te explicar como você pode fazer parte da nossa formação Android Accelerate e seguir os passos do Daniel.

Então agora divirta-se com o artigo sobre o Enigmas Macabros.

Com vocês, Daniel Albuquerque

Eu me chamo Daniel Albuquerque, tenho 22 anos, sou Técnico em Informática e atualmente estou cursando Bacharelado em Ciência da Computação. Sempre fui apaixonado por tecnologia e durante o curso técnico eu tive experiência com dois tipos de desenvolvimento abordados no curso.  A primeira experiência de desenvolvimento que eu tive foi para Desktop e em seguida para Web.

Mas mesmo amando programação, eu não me via trabalhando com esse tipo de desenvolvimento. Por outro lado, eu sempre tive a curiosidade de saber como funcionava o desenvolvimento de um aplicativo Android, pois eu não tinha nenhuma experiência na área.

Então, eu descobri a na biblioteca do meu Campus possuía livros abordando o assunto e foi aí que eu comecei a me aventurar no desenvolvimento Android e conheci um novo mundo cheio de possibilidades.

Os meus primeiros aplicativos eram bem simples, apenas para que eu começasse a adquirir conhecimento na área. E, a cada coisa nova que eu aprendia, procurava pensar em alguma aplicação que utilizasse aquele recurso novo que eu aprendi e desenvolvia um novo aplicativo.

A partir disso, venho procurando aprimorar cada vez mais minhas habilidades no desenvolvimento Android, seja por meio de cursos online como o do Android Accelerate, livros, sites entre outras fontes de pesquisa.

O que é o aplicativo Enigmas Macabros?

O aplicativo Enigmas Macabros é um jogo de estratégia, no qual você pode jogar entre duas ou mais pessoas. Nele, você encontrará um conjunto de enigmas que lhe desafiam a resolver mistérios, e para descobrir em que circunstâncias o incidente ocorreu você terá que pensar fora da caixa e provar as suas habilidades como detetive!

O aplicativo possui enigmas de diversos níveis diferentes, e são escolhidos de forma aleatória pelo aplicativo. Alguns desses enigmas são mais fáceis, outros exigem que você pense mais para conseguir decifrar o enigma.  Mas no fim você irá acabar se divertindo com sua roda de amigos, seja num acampamento ou durante uma viagem longa.

Hoje, o aplicativo conta com duas versões, uma gratuita que atualmente possui mais de 50.000 downloads, e outra paga chamada Enigmas Macabros (Pro). Na versão paga, você encontra um número maior de enigmas e frequentes atualizações com novos desafios, o que permite que você tenha muitas horas de diversão.

O aplicativo também permite que os usuários enviem os seus próprios enigmas, que podem vir a fazer parte do aplicativo futuramente. As duas versões do aplicativo estão em constante desenvolvimento para aumentar a usabilidade e melhorar a experiência do usuário.

Entenda como o jogo funciona

Para jogar, reúna um grupo de pessoas e escolha alguém para ser o narrador. O narrador deverá ler o enigma em voz alta, e, em seguida, ler a resposta do enigma para si mesmo.

Depois de lido, os outros participantes deverão fazer perguntas ao narrador para tentar desvendar o enigma. O narrador só poderá dar respostas de “sim”, “não” ou “irrelevante”.

Caso o enigma esteja muito difícil de ser decifrado, o narrador poderá dar algumas dicas aos participantes. O enigma termina quando o narrador entender que o grupo chegou próximo da resposta do aplicativo.

Como teve a ideia do aplicativo?

A ideia do aplicativo surgiu através de uma brincadeira entre amigos. Minha noiva e eu estávamos acampando com um grupo de amigos, e para descontrair nós começamos a pensar em algum tipo de jogo que nós poderíamos fazer para passar o tempo.

Então, começamos a fazer perguntas simples de adivinhações e o grupo todo gostou do jogo, e a cada vez que alguém contava uma história nova, elas foram evoluindo e ficando um pouco mais complexas e cada vez mais relacionadas ao terror.

E como minha noiva e eu gostamos muito do gênero terror, ela me sugeriu fazer um aplicativo voltado para esse gênero, e que pudesse ser usado em lugares como acampamentos, e outros lugares com uma roda de amigos.

Como foi o processo de desenvolvimento?

No começo, o desenvolvimento foi um pouco difícil, porque esse era o meu primeiro aplicativo profissional, pois os meus aplicativos anteriores eram desenvolvidos mais por hobbie e também como uma forma de aprendizado em relação ao meu estudo sobre a plataforma Android, e o intuito desse aplicativo, era de que ele atingisse um número maior de usuários o que acabou acontecendo.

Por esse motivo, eu tive que dedicar mais tempo a pesquisas sobre o desenvolvimento Android em algumas habilidades que eu ainda não dominava, o que me fez estudar mais a fundo sobre a linguagem Java e Material Design.

Antes de iniciar o desenvolvimento, foram idealizados diversos modelos de layout para o aplicativo para que ficasse uma interface limpa e fácil de se usar, até chegar no modelo atual.

Quais foram as maiores dificuldades?

As minhas principais dificuldades durante o desenvolvimento foram a de aprimorar meus conhecimentos no Java e no Material Design, pois fazia pouco tempo que eu estava me aventurando no mundo do desenvolvimento Android.

Por conta disso, tive de recorrer a sites, livros e cursos online para obter o conhecimento necessário, e foi através desses novos conhecimentos que eu pude aprimorar cada vez mais a ideia de como o aplicativo iria funcionar e adicionar novas funções que não estavam previstas.

Quais os planos e expectativas com o aplicativo?

Minha expectativa é de que o aplicativo cresça cada vez mais e, para que isso aconteça, eu pretendo continuar aprimorando o aplicativo, baseando-me no feedback dos usuários, além de adicionar mais histórias e novas funções.

Algumas dessas melhorias que estão previstas e que muitos usuários sugerem são as adições de dicas aos enigmas, para dar uma interatividade a mais ao jogo. Muitos usuários estão aguardando essa adição de dicas.

Posteriormente pretendo criar também um sistema de pontos para que haja um tipo de  competição entre os participantes para ver quem consegue desvendar mais enigmas.

Outro ponto muito importante nos planos do aplicativo é aproveitar a popularidade do Kotlin que vem crescendo cada vez mais e possui diversos benefícios em relação ao Java para fazer essa migração de linguagens. E, para isso, estou estudando a linguagem pelo curso extra do Android Accelerate focado no desenvolvimento com Kotlin que eu recomendo muito.

Comentários Finais do Fillipe Cordeiro

Opa, voltei aqui para fazer uns comentários finais e te perguntar uma coisa!

O Daniel provou que de uma brincadeira entre amigos é possível sair grandes ideias de aplicativos e jogos. Além de treinar suas habilidades como desenvolvedor Android, tambémpublicou seu primeiro aplicativo na Google Play Store.

Todos temos ideias de aplicativos, mas só consegue transforma-las em realidade quem realmente coloca a mão na massa.

Use como incentivo a história do Daniel e tire suas ideias do papel;

Agora, deixa eu te explicar melhor o que é a Formação Android Accelerate que comentei no começo do artigo.

Formação Android Accelerate é um treinamento online baseado em no método dos 4 Elementos do Desenvolvimento Android: Conceitos Básicos, Interface Gráfica, Manipulação de Dados e Ferramentas.

Cada um desses elementos é focado no conhecimento necessário para que qualquer pessoa que está começando em desenvolvimento Android consiga sair do zero e ir até o profissional.

Hoje o Android Accelerate é a única e mais completa formação do Brasil, que ensina qualquer pessoa a desenvolver seus próprios aplicativos Android, do zero ao profissional, sem precisar ser um gênio da programação.

Agora, eu queria te perguntar uma coisa:

O que você mais gostou do aplicativo Enigmas Macabros? Quais seriam suas sugestões de melhorias para o aplicativos?

Responda abaixo nos comentários ou avalie na própria Google Play Store, por favor!

O Daniel que desenvolveu o aplicativo estará acompanhando e esta é uma excelente maneira dele saber se o aplicativo desenvolvido atende as expectativas e o que fazer para melhorá-lo.

Fico esperando então o seu comentário e até a próxima!

Leia também


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.