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O desenvolvimento de um aplicativo Android pode sair caro tanto para o desenvolvedor quanto para o cliente. Mas o desenvolvimento em si as vezes não precisa ser do zero. Você pode, em vez disso, utilizar um template de aplicativo e fazer Reskinning.

Neste artigo, vou mostrar como você pode usar a técnica de Reskinning de Aplicativos gastando menos dinheiro e tempo do que se começasse o desenvolvimento totalmente do zero.

Você aprenderá o que é Reskinning verá exemplos de aplicativos que você nem imaginava como eram feitos. Além das 6 etapas para desenvolver um aplicativo utilizando um template.

O que é Reskinning de Aplicativos?

Reskinning de Aplicativos significa utilizar um código-fonte já existente para criar um outro aplicativo, mas com um novo design. Você também pode modificar ou desenvolver novas funcionalidades, desde que a idéia principal permaneça a mesma.

Embora esse processo seja muito mais popular em aplicativos de jogos, isso pode ser feito com todos os tipos de aplicativos.

Ao navegar pela Google Play, você pode encontrar alguns aplicativos de aparência semelhante, que têm uma ideia e um design semelhantes, mas não são exatamente os mesmos. Esses aplicativos foram remodelados utilizando o mesmo código-fonte.

Aqui estão alguns exemplos populares.

Talking Tom and Friends

A empresa Outfit7 é conhecida por seu aplicativo Talking Tom and Friends, um gato virtual que repete o que os usuários dizem.

Após o sucesso de Talking Tom, a Outfit7 utilizou a base de código do primeiro aplicativo e criou Talking Ben, Talking Ginger e Talking Angela. Todos esses aplicativos são semelhantes, mas com caracteres diferentes.

O Talking Tom and Friends recebeu 300 milhões de downloads em até 19 meses após o lançamento do aplicativo. Em janeiro de 2017, a Outfit7 foi vendida por aproximadamente US$1 bilhão.

The King Sagas

A King, uma empresa de entretenimento interativo, desenvolveu jogos como Candy Crush Saga, Pet Rescue Saga, Soda Saga e Bubble Witch 3 Saga.

Cada jogo difere do outro apenas no design, o resto do conceito é o mesmo. No entanto, esses templates são extremamente populares.

Runtastic

Os aplicativos da Runtastic, uma empresa que oferece produtos de rastreamento de saúde e fitness, também são muito populares.

Existem diferentes aplicativos para corredores, ciclistas e pedestres, mas todos aplicativos tem a mesma aparência.

Por que Considerar o Reskinning de Aplicativos?

Os principais objetivos da escolha de utilizar a técnica de Reskinning de Aplicativos são economizar dinheiro, tempo, mão de obra e de sobra aprender com o código-fonte de outros desenvolvedores.

Economizando dinheiro

Comprar um código-fonte pronto é mais barato do que desenvolvê-lo. Um código-fonte pode ser comprado por aproximadamente 10 a 20% do custo de desenvolvimento do aplicativo. Você pode até encontrar códigos tão baratos quanto $ 50.

O desenvolvimento de um aplicativo a partir do zero pode custar de R$ 10.000 a R$ 60.000. Se você utilizar um template de aplicativo por R$ 2.000, poderia criar pelo menos 10 outros aplicativos pelo custo de um aplicativo desenvolvido do zero.

O outro benefício disso inclui o lucro proveniente da segmentação de públicos-alvo diferentes por meio de aplicativos criados, o que economiza dinheiro ao criar um aplicativo completamente novo para um público-alvo diferente.

O benefício de economizar dinheiro pode ser tanto para o investidor quanto para o desenvolvedor.

Para o desenvolvedor tempo é dinheiro, então utilizando o mesmo código-fonte para vários projetos é possível entregar mais com menos esforço.

Para investidor, ou a pessoa que deseja solicitar o desenvolvimento, o custo do projeto pode cair bastante utilizando a técnica.

Economizando tempo

Como você não tem que desenvolver o aplicativo do zero, o tempo de criação do aplicativo também é reduzido drásticamente.

Não há prazo exato para o desenvolvimento de um aplicativo utilizando um template, pois depende de vários fatores, como:

  • O conceito do aplicativo
  • A qualidade do template comprado
  • O número de elementos gráficos

Porém, o prazo é muito menor comparado se o desenvolvedor for criar um aplicativo do absoluto zero.

Esteja ciente de que projetos complicados de desenvolvimento tendem a demorar mais.

Economizando trabalho

Obviamente a técnica de Reskinning de Aplicativos também economiza muito trabalho de desenvolvimento.

Com a economiza de trabalho facilita o desenvolvedor focar em outros pontos importantes da sua empresa ou serviço que está prestanto.

Pois para obter um bom lucro com o desenvolvimento de aplicativos, você não precisa apenas codificar e não precisa de um grande orçamento. o que você precisa também é de um bom conhecimento da técnica de Reskinning de Aplicativos.

As 6 Etapas do Reskinning de Aplicativos

Este processo pode ser dividido em seis etapas que podem servir como sua lista de verificação quando você iniciar um projeto de Reskinning de Aplicativo.

Etapa 1 – Ferramentas de Desenvolvimento

Para conseguir desenvolver seu aplicativo Androi você vai precisar preparar seu ambiente de desenvolvimento Android com o Java e Android Studio.

O Android Studio é onde você escreve, edita e salva seus projetos e arquivos relacionados ao aplicativo. Também lhe dá acesso ao Android SDK (Software Development Kit), que ajuda a executar as ferramentas sem problemas.

Aqui no blog tem muitos artigos sobre como preparar seu ambiente de desenvolvimento Android, caso você ainda não tenha um preparado.

Etapa 2 – Encontre o Template ou Código-fonte

O código-fonte é o esqueleto do seu aplicativo Android. Existem duas maneiras de conseguir um código-fonte ou template de aplicativo.

Desenvolva o seu próprio

Desenvolver seu próprio template significa que você terá um código único para você. Você terá os direitos autorais desse código também.

Ou, você pode entrar em contato com um desenvolvedor ou simplesmente contratar um freelancer para desenvolver seu próprio template.

Compre um

Comprar um template é muito mais econômico do que desenvolve-lo. Existem templates tão baratos quanto $50. No entanto, comprar esses templates é o mesmo que solicitar uma licença para usá-los. Você não possui o código original, mas recebe uma cópia dele.

Um template pode ser comprado em vários mercados disponíveis online. Veja alguns que eu indico.

  • Codecanyon – Mais de 9 milhões de produtos digitais criados por uma comunidade global de designers, desenvolvedores, fotógrafos, ilustradores e produtores.
  • Codester – Compre scripts premium, modelos de aplicativos, temas e plugins e crie aplicativos incríveis.
  • ChupaMobile – Marketplace 100% focado em templates de aplicativos com mais de 4.000 códigos fonte.
  • MyAppTemplates – Templates de aplicativos com alta qualidade de design.

Existem dois tipos de templates licenciado que você pode adquirir: limitados e ilimitados.

Uma licença limitada permite que você crie o aplicativo novamente por um número fixo de vezes (às vezes uma vez). A licença ilimitada permite que você crie quantos você quiser.

A única desvantagem das versões licenciadas é que você não pode vender o código do seu aplicativo, pois você não possui o código.

Etapa 3 – Procure Tendências na Google Play Store

Você tem a ideia e você tem o código. E agora?

Antes de começar a desenvolver seu aplicativo Android, faça uma espquisa de mercado dentro da Google Play Store. Concentre-se nos aplicativos mais populares em uma categoria semelhante ao seu e anote tudo sobre eles.

Procure as palavras-chave que eles usaram, o tipo de descrição que eles escreveram e o tipo de dados demográficos que eles atraem. Esboce os recursos que seus competidores carecem e o que você pode melhorar.

Neste ponto, você terá clareza sobre o tipo de aplicativo que você escolherá e o público alvo.

Etapa 4 – Inicie o Reskinning do Aplicativo

Depois de escolher os temas desejados para o seu aplicativo, você estará pronto para iniciar o desenvolvimento do mesmo.

Você pode contratar um desenvolvedor ou pode desenvolver sozinho. Se você optar por fazer isso sozinho, precisará ter um bom conhecimento dos programas de edição de imagens, como o GIMP e Photoshop, além dos conhecimentos de programação Android.

Sempre mantenha o design de alta qualidade como sua principal prioridade. Defina quais elementos gráficos como imagens e icones você quer alterar do template. No Android Studio normalmente eles ficam nas pastas drawables.

Pense nas novas funcionalidades, se houver, desenvolva e teste bem o aplicativo para ter certeza que não quebrou o código-fonte.

Etapa 5 – Configurar a Conta de Desenvolvedor

Depois que o aplicativo é criado, você precisa de uma conta de desenvolvedor para publicar e gerenciar esse aplicativo.

Para publicar os aplicativos Android, você vai precisar criar uma conta de desenvolvedor na Google Play com uma taxa de registro única de US$25.

Você pode iniciar esse processo clicando aqui.

Etapa 6 – Divulgue seu aplicativo

Depois de fazer o upload do seu aplicativo para a Google Play Store, é hora de divulga-lo.

Seu aplicativo não obterá downloads e sucesso por conta própria. Na hora de preencher os dados da publicação, procure adicionar o título, descrição, palavras-chave e capturas de tela do seu aplicativo para aumentar sua visibilidade na loja.

Palavras-chave são a fonte através da qual os usuários encontram um aplicativo. Se você otimizar seu título e sua descrição com base nas palavras-chave, seu aplicativo será bem classificado e será exibido nos principais resultados dessa palavra-chave. As capturas de tela permitem que os usuários vejam a funcionalidade do aplicativo.

Não se esqueça de fazer um planejamento do marketing do aplicativo para promovê-lo em várias plataformas, como Youtube, blogs e mídia social.

Conclusão

Se você quer ganhar uma boa receita e acelerar o desenvolvimento de aplicativos Android, utilizar a técnica de Reskinning de Aplicativos é uma ótima ideia.

Seja você desenvolvedor ou não, essa técnica pode ser aplicada por qualquer pessoa. A principal diferença e vantagem é que se você pe desenvolvedor tem todo controle e poder do desenvolvimento de aplicativos potencializado pelo Reskinning de Aplicativos.

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