Hoje em dia existem muitas ferramentas que ajudam o Desenvolvedor Android a desenvolver aplicativos mais estáveis e com muito mais produtividade. Porém temos que tomar cuidado para não utilizar ferramentas que o criador não da mais suporte ou com uma data de atualização muito antiga.

Caso você ainda não tenha iniciado como desenvolvedor Android, baixe nosso ebook gratis Android Aprendiz e começe a desenvolver aplicativos para Android.

Neste artigo vou listar os 05 frameworks para facilitar o Desenvolvimento Android de seus aplicativos com mais produtividade e segurança.

Para utilizar esses frameworks, você vai precisar configura-los usando a ferramenta Gradle no seu projeto, caso não saiba como fazer isso, de uma olhada no post sobre Gradle para Android.

Vamos começar!

1. Ormlite

O Ormlite é um framework que facilita trabalhar com o banco de dados local SQLite do Android poupando o desenvolvedor de escrever na linguagem SQL.

Última versão: 4.48

2. Retrofit

Retrofit é um framework da Square para trabalhar com serviços REST de forma segura e fácil sem complicações.

Última versão: 1.8.0

3. Android Universal Image Loader

O UIL como costumamos chamar é um framework do desenvolvedor Sergey Tarasevich focado no carregamento de imagens. Ele acelera o carregamento das imagens utilizando cache em memória e em disco.

Última versão: 1.9.4

4. Robolectric

Fazer testes em aplicativos sempre é muito importante, porém esse processo no Android é um pouco trabalhoso. O Robolectric facilita no desenvolvimento e execução de testes para seu aplicativo Android.

Última versão: 2.4

5. Android BootStrap

Android Bootstrap não é um framework, mas facilita bastante a vida do desenvolvedor Android. Neste site é possível gerar um projeto Android com alguns frameworks para virem já pré-configurados e depois é só fazer o download do arquivo, importar na sua ferramenta de desenvolvimento e pronto, seu projeto inicial já vem todo configurado.


E ai, gostou das dicas?

Essas ferramentas e frameworks vão facilitar sua vida, é claro que no começo existe uma curva de aprendizado mas depois tudo fica muito fácil e produtivo.

Agora é sua vez de contribuir com dicas sobre frameworks de desenvolvimento de aplicativos para Android que existe na internet.

Sabe como contribuir? Muito fácil! Basta colocar aqui abaixo nos comentários uma dica de framework que não esteja na lista acima.

Bom divertimento! 😀

Leia também


Fillipe Cordeiro
Fillipe Cordeiro

Engenheiro da computação e desenvolvedor de software a quase 10 anos, com experiência em tecnologias como Java, Python e Android. Agora, quero te ajudar a mergulhar no universo do Desenvolvimento Android.