Sobre

Como sabemos, já é possível fazer quase de tudo com alguns toques na tela de pequenos dispositivos que temos à palma da mão, seja para a comunicação, trabalho, localização ou solicitações de serviços. Os benefícios dos aplicativos vão além da praticidade, pois muitos aplicativos colaboram, inclusive, com  a saúde, com a educação e com a mobilidade urbana das grandes cidades.

A tecnologia está nos permitindo repensar e replanejar grande parte de nossa vida. Ações muito além do consumo. A internet das coisas está presente no nosso dia a dia, em carros, TV, eletrodomésticos, relógios, roupas… atualmente tudo está sendo conectado a internet. E o objetivo de todas essas ações, revoluções e evoluções é único: tornar a nossa vida mais prática.

No início de 2015, foi contabilizado mais de 1,43 milhão de aplicativos disponíveis no mercado, e mais dois bilhões de pessoas usando aplicativos todos os dias. Dentre esses “pequenos” números, o Android é o sistema operacional mais utilizado em portáteis, com mais de 1 bilhão de aparelhos ativos até o começo do ano (imagina agora!).

Ainda assim, com todos esses números e os bilhões de dólares que giram no mercado mobile, a demanda por bons profissionais da área ainda supera a oferta destes. Desenvolvimento mobile, antes considerada a carreira do futuro, já faz parte do presente há algum tempo, e os profissionais que investirem em especialização, com certeza conseguirão o seu “lugar ao sol”.

Fillipe_Android

Inclusive, foi assim que aconteceu comigo, que, sendo “Javeiro” e enxergando grandes oportunidades de crescimento no mercado mobile, decidi aprender Android e abraçar essa área pela qual me apaixonei, e que me trouxe tantas oportunidades, ganhos profissionais e pessoais também.

Nesses anos de experiência, fiz aplicativos para grandes e pequenas empresas brasileiras e internacionais, destacando-se entre estes, aplicativos para Itaú, Trikae, Kanui, Renovei e Dafiti. Aprendi muito sobre a área e suas oportunidades, e decidi montar o AndroidPro para ajudar àqueles que se interessam por desenvolvimento de aplicativos Android.

sobre-projetos-palestras

Se você quer entrar nesse universo junto conosco, cadastre seu email abaixo e junte-se a milhares de leitores inteligentes que recebem nossos conteúdos sobre Desenvolvimento Android.

ASSINE (É GRÁTIS)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do AndroidPro!>

Sobre a Minha Jornada

Captura de Tela 2016-01-17 às 12.22.40

Sou engenheiro da computação e trabalho com desenvolvimento de software há 9 anos. Dentre minhas experiências com desenvolvimento estão tecnologias como Java, Python e Android, é claro.

Já realizei grandes projetos de desenvolvimento de software e mobile em minha carreira. Porém os projetos que me trazem mais alegrias são ter fundado o AndroidPro e idealizado o curso Android Accelerate, e, assim, poder colaborar com o crescimento de mais de 12 mil pessoas que acompanham os conteúdos disponibilizados nesse blog.

Mas, voltando um pouco no tempo, a verdade é que nem sempre foi fácil para mim desenvolver aplicativos Android…

Comecei a me interessar pela plataforma em meados de 2013, vendo o boom de aplicativos e como cada app criado resolvia um problema diferente e impactava a vida de milhões de pessoas pelo mundo. Vagas novas aparecendo mais e mais, a cada dia, e as empresas praticamente “implorando” por bons desenvolvedores na plataforma.

Tudo isso foi me deixando cada vez mais empolgado para fazer parte disso, em aprender a desenvolver aplicativos Android e ter esse diferencial. Até que, no início de 2014, apareceu a oportunidade de eu aprender a desenvolver para a plataforma e dar um upgrade no emprego que eu tinha na época, pois a empresa onde eu estava trabalhando estava migrando para o conceito “mobile first” e essa era a minha grande chance!

Contudo, não foi tão simples.

Sofri muito com a famosa “overdose de informações” que encontramos na internet…

Eu comprei livros, li e assisti vários tutoriais na internet, passei um bom tempo “estudando em círculos” ou confuso com a quantidade de informações bagunçadas que eu encontrava.

Precisei de muito foco e paciência para entender o que eu devia aprender e o que eu devia descartar naquele momento.

No meio da minha “peregrinação” rumo a me tornar um desenvolvedor Android profissional, eu estabeleci um método de aprendizado, compilando todos os cursos, livros e materiais gratuitos que eu havia consumido ao longo daqueles meses, e dividi toda essa informação em 04 elementos principais:

  1. Conceitos Básicos
  2. Interface Gráfica
  3. Manipulação de Dados
  4. Ferramentas

Estabelecer esse método para mim mesmo, me ajudou muito a aprender Android e colocar em prática meu aprendizado. Fiz vários cursos (sempre um para complementar o outro), li ainda mais e busquei vencer as dificuldades que tinha em entender como a linguagem Java era aplicada em Android (essa informação era bem difícil de encontrar).

Passado um tempo, depois de “trancos e barrancos”, logo me tornei desenvolvedor profissional e pude aproveitar grandes oportunidades de trabalho. Testei meus conhecimentos no primeiro aplicativo que desenvolvi para a empresa onde eu trabalhava na época, o aplicativo Renovei.

Renovei_3Renovei_2Renovei_1
Fotos da interface do aplicativo Renovei, desenvolvido na empresa Concrete Solutions

Me apaixonei por tudo o que a plataforma oferecia e pretendia oferecer e mergulhei cada vez mais no Android, que, além de trabalho, se tornou um hobby.

Muita leitura, prática e aplicativos depois, percebi a carência que ainda temos de conteúdos de qualidade, que ensinam como desenvolver Android. Por isso, decidi criar o AndroidPro com o objetivo primário de dividir meu conhecimento e ensinar à quem é entusiasta e quer entrar na área, um caminho mais prático para aprender sobre desenvolvimento Android.

Para saber mais sobre os Conceitos Básicos, Interface Gráfica do Android, Manipulação de Dados, Ferramentas e Carreira Android, basta cadastrar seu e-mail para receber nossos conteúdos em primeira mão 😉

ASSINE (É GRÁTIS)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do AndroidPro!>

O Que Você Vai Aprender no AndroidPro

O blog foi montado com o objetivo de passar conhecimento de Desenvolvimento Android a partir do método dos 04 elementos que citei acima:

Método Android AccelerateConceitos Básicos: O primeiro elemento aborta os conceitos básico da plataforma incluindo configuração de ambiente, linguagem Java e ferramentas de desenvolvimento.

Interface Gráfica: Uma das maiores dificuldades dos desenvolvedores é a construção de layouts, esse elemento aborta como construir e adaptar os diferentes layouts da plataforma.

Manipulação de Dados: A manipulação de dados, tanto de forma local como integração com servidores externos, é uma das partes mais importantes do desenvolvimento Android.

Ferramentas: Esse elemento aborta diferentes recursos da platforma Android como a API de Contatos, Mapas, Câmera e etc.

Além do objetivo primário, tenho o grande desejo e objetivo de, a partir do AndroidPro, colaborar com o crescimento do Brasil e dos nossos profissionais na área de aplicativos Android. Por isso, também falamos sobre Carreira, e Mercado de Trabalho com Android. Afinal, o momento que estamos vivendo é ideal para se inserir no mercado mobile, ainda mais no nosso país!

Nosso mercado de TI ainda sofre bastante com a baixa oferta de bons profissionais no mercado. A demanda nesse segmento, é muito maior do que a capacidade de formação desse profissional. Especialmente agora que a evolução do mobile não pretende estagnar tão cedo.

A tecnologia Android é envolvente e as novidades aparecem com uma velocidade incrível, não se limitando apenas a smartphones tablets. Minha intenção com o AndroidPro é te ajudar a correr atrás dessas oportunidades, e ajudar o nosso país atingir o potêncial profissional e criativo que já possuímos 😉

Faça parte do meu network!