Aprenda Lógica de Programação Criando Apps e Jogos

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das primeiras coisas que um desenvolvedor iniciante precisa aprender antes de escolher a linguagem ou plataforma que quer trabalhar, é lógica de programação.

A lógica de programação é a base para resolver problemas utilizando qualquer tipo de linguagem de programação ou tecnologia.

Se você ainda não sabe, esta é uma ótima hora para começar a aprender e ao mesmo tempo criar aplicativos.

Então, continue lendo este artigo para entender como aprender lógica de programação criando aplicativos:

O que é Lógica de Programação?

A lógica de programação é a técnica de desenvolver algoritmos (sequências lógicas) para atingir determinados objetivos dentro de certas regras baseadas na lógica matemática e em outras teorias básicas da Ciência da Computação e que depois são adaptados para a linguagem de programação utilizada pelo desenvolvedor para construir seu software.

E ainda envolve operações lógicas que funcionam de acordo com os princípios lógicos e com resultados quantificáveis.

Qualquer programa escrito em uma linguagem de programação lógica é um conjunto de frases em forma lógica, expressando fatos e regras sobre algum problema.

As principais famílias de linguagens de programação lógicas incluem Prolog e Datalog.

Veja um exemplo abaixo de uma função que soma dois números:

Não parece muito divertido aprender dessa maneira né? Calma que vai ficar.

Agora você precisa entender o que são os algoritmos.

O que são Algoritmos?

Um algoritmo é uma fórmula para resolver um problema, com base na condução de uma seqüência de ações especificadas. Um programa de computador pode ser visto como um algoritmo elaborado. Em matemática e ciência da computação, um algoritmo geralmente significa um pequeno procedimento que resolve um problema recorrente.

Algoritmos são muito utilizados em todas as áreas de TI.

Por exemplo:

Um algoritmo de mecanismo de pesquisa, utiliza as strings de pesquisa de palavras-chave e operadores como entrada, procura no banco de dados para as páginas web relevantes e retorna os resultados.

Um algoritmo de criptografia transforma os dados de acordo com as ações especificadas para protegê-lo.

Para ficar mais claro, vamos ver o famoso algoritmo de “Como Trocar uma Lâmpada”.

Basicamente os algoritmos são formulas matemáticas para resolução de problemas, e todo algoritmo deve ter um começo, meio e fim.

Como Aprender Criando Aplicativos e Jogos

Existe um conceito muito utilizado para aprender lógica de programação e algoritmos que é a programação via blocos. Inclusive o Google tem uma plataforma baseado nesse conceito chamada Blockly.

Blockly

O Blockly é um editor que representa os conceitos de codificação com blocos interligados. Ele produz código sintaticamente correto no idioma de sua escolha. Blocos personalizados podem ser criados para se conectar ao seu próprio aplicativo.

Este conceito juntamente com a biblioteca Blockly foi utilizado para construir várias ferramentas que ajudam o desenvolver iniciante aprender lógica de programação e algoritmos.

App Inventor

O App Inventor é um ambiente de programação visual que permite que todos criem aplicativos totalmente funcionais para smartphones e tablets. Qualquer um consegue criar um primeiro aplicativo simples em menos de 30 minutos.

O projeto busca facilitar o desenvolvimento de software, capacitando todas as pessoas, especialmente os jovens, a transição de consumidores de tecnologia para se tornarem criadores de aplicativos.

All Can Code

O All Can Code é outra iniciativa que foi desenvolvida utilizando o Blockly e ensina programação criando aplicativos e jogos.

É possível aprender os fundamentos da Ciência da Computação e compreender os conceitos de algoritmos e como aplicá-los.

Gamefroot

O Gamefroot é apaixonado pela capacidade de criação de jogos para melhorar radicalmente os resultados de aprendizagem. O Gamefroot é uma plataforma fácil de usar para desenvolver, testar e publicar jogos.

Gostou do conteúdo sobre o lógica de programação?

Se você quer aprender mais e se tornar um desenvolvedor Android PROFISSIONAL, se inscreva nessa aula gratuita e descubra “Os 4 Elementos OBRIGATÓRIOS para Você se Tornar um Desenvolvedor Android Profissional e Independente, Mesmo que Você NÃO seja um Gênio da Programação”

Então compartilhe esse artigo com seus amigos e qualquer dúvida deixe nos comentários aqui em baixo.