[Guia] Android para Desenvolvedor PHP

Tempo de leitura: 6 minutos

Continuando nossa série de guias da plataforma Android para desenvolvedores, hoje vamos falar do desenvolvedor PHP.

Você já deve ter se perguntado:

  1.  “Sou desenvolvedor PHP, como faço para aprender desenvolvimento Android?”
  2. “Já estou no mercado de TI como desenvolvedor PHP, como faço para me inserir no mercado Android?”

Se você já é profissional de TI e/ou experiente em desenvolvimento Web com PHP, mudar de profissão para Desenvolvedor(a) Android ou agregar esse conhecimento é muito mais fácil do que você imagina.

Quão importante é entender ou aprender Android para o desenvolvedor PHP? 

Os celulares e tablets já ultrapassaram os computadores em volume de acessos a Internet, ou seja, o cenário está mudando muito rápido.

Apesar de hoje em dia ser obrigatório desenvolver sites responsivos, isso não aproveita todo poder da plataforma Android como um aplicativo nativo aproveitaria.

Então, eu acredito ser muito importante.

Com os conhecimentos e experiência que um desenvolvedor PHP já tem, é possível agregar o desenvolvimento Android muito facilmente e oferecer soluções completas com as duas tecnologias (PHP+Android).

Agora, para entender como o desenvolvedor PHP pode iniciar sua carreira no desenvolvimento Android, continue comigo:

  • Como aproveitar meu conhecimento?
  • Do PHP para o Android
  • Próximos passos

Tem mais algum desenvolvedor PHP que precisa saber disso? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude eles a aprenderem desenvolvimento Android da melhor forma 😉

Como aproveitar meu conhecimento?

A maior vantagem que o desenvolvedor PHP têm, é a habilitade e experiência de desenvolver interfaces para aplicativos web com uma boa usabilidade. Habilidade essa que será muito utilizada no desenvolvimento Android.

Outra vantagem, é que o PHP é uma linguagem orientada a objetos, assim como o Java utilizado no Android. Então a adaptação de uma linguagem para a outra torna-se mais fácil.

Normalmente um desenvolvedor PHP tem o conhecimento do desenvolvimento do frontend ao backend, tornando mais fácil criar soluções completas desde o servidor até o painel adminsitrativo, tudo integrado com um aplicativo Android.

A plataforma Android está mais perto do desenvolvedor PHP do que ele mesmo imagina, com poucas adaptações de conhecimento é possível começar a desenvolver aplicativos Android e já iniciar uma carreira em paralelo ou dar um upgrade na sua atual.

Do PHP para o Android

Para iniciar seu aprendizado na plataforma Android, é necessário você conhecer primeiramente a linguagem Java.

Acredito que você não vai ter muita dificuldade, pois já tem experiência em desenvolvimento orientado a objetos com o PHP.

É questão apenas de se adaptar a nova linguagem e entender como resolver os problemas no Java, como você está acostumado a fazer com o PHP.

Depois, você deve seguir os tópicos abaixo em sequéncia para continuar seus estudos.

Conceitos Básicos

Comece entendendo como funciona a arquitetura e os recursos da plataforma Android, pois é importante conhecer o sistema operacional para o qual você está desenvolvendo os aplicativos.

Depois, prepare seu ambiente de desenvolvimento Android, configurando o Android Studio e o Java.

Você deve estar acostumado a montar ambientes mais complexos, mas nesse caso, você vai precisar apenas do Java JDK 1.8 instalado no seu computador juntamente com o Android Studio.

A próxima etapa é baixar os componentes do Android SDK, como versões da plataforma e algumas ferramentas. Para isso, utilize o Android SDK Manager para fazer o download e instalar desde a versão Ice Cream Sandwich (15) do Android até a mais recente.

Agora, você pode começar a estudar sobre desenvolvimento Android. Recomendo você começar a entender sobre as Activities e Intents, pois são dois componentes extremamente importantes no Android.

As Activities são como arquivos PHP que representam uma interface do usuário e as Intents são como uma “chamada via Get/Post” entre as Activities.

Interface Gráfica

Partindo para a parte de interface gráfica, entenda bem como funcionam as Views e ViewGroups para desenvolver os layouts dos aplicativos.

As ListViews também são muito importantes para a construção de layouts no Android.

Para facilitar para os desenvolvedores criarem layouts bonitos e com uma boa experiência para os usuários, o Android tem a especificação do Material Design.

Talve você já até conheça ela, pois é muito utilizada em aplicativos web.

E para modularizar seu código e ao mesmo tempo conseguir fazer seu aplicativo encaixar em diferentes tipos de telas de dispositivos, estude os Fragments.

Neste momento você vai utilizar seus conhecimentos em design responsivo para te ajudar a entender como criar aplicativos para várias telas.

Manipulação de Dados

Trabalhar com dados para o desenvolvedor PHP não é nenhuma novidade, pois a todo momento você precisa enviar e receber informações da interface do usuário para um servidor/banco de dados.

No Android esse servidor pode ser um banco de dados externo, o banco de dados interno SQLite ou trabalhar com WebServices para integração de sistemas.

Uma boa vantagem na parte de manipular dados no Android é poder utilizar o conceito de Backend as a Service, caso você não queira desenvolver seu próprio backend em PHP.

Ferramentas

Os desenvolvedores PHP estão acostumados a utilizar várias ferramentas e bibliotecas/frameworks para facilitar o desenvolvimento web.

Para desenvolvimento Android nós utilizamos o Gradle para fazer o build dos projetos e o Android Studio como IDE.

Além de fazer o build dos projetos, o Gradle também é utilizado para configurar frameworks em seu projeto Android e fazer algumas automações.

Fora a facilidade de utilizar diversos serviços do Google para turbinar seus aplicativos.

Próximos passos

Você está a um passo de se tornar um desenvolvedor Android profissional, mas ainda existem algumas armadilhas que você pode acabar caindo ao tentar aprender desenvolvimento Android.

Como eu também vim de outra plataforma, eu sei exatamente quais os erros que você pode cometer se não seguir o caminho certo. E isso pode ser crucial no seu aprendizado.

Além do mais, depois de muitos anos de experiência e de estudar a plataforma Android, eu desenvolvi um método totalmente único para aprender e desenvolver aplicativos Android.

Se você quer aprender mais e se tornar um desenvolvedor Android PROFISSIONAL, se inscreva na minha aula gratuita e descubra “Os 4 Elementos OBRIGATÓRIOS para Você se Tornar um Desenvolvedor Android Profissional e Independente, Mesmo que Você NÃO seja um Gênio da Programação”.

Enfim, tem muitas outras coisas que eu gostaria de te mostrar sobre o mundo do desenvolvimento Android nessa AULA ONLINE GRATUITA. Dentre elas, alguns passos simples que vão te ajudar a desenvolver aplicativos Android de maneira profissional, independente e sem frustrações.

As aulas tem limites de inscritos, então garanta já a sua vaga!

Gostou do conteúdo deste guia do desenvolvedor PHP?

Então compartilhe esse artigo com seus amigos e qualquer dúvida deixe nos comentários aqui em baixo.