Aprender a Programar: Um Guia do Desenvolvedor Android

Tempo de leitura: 12 minutos

Para iniciantes, aprender a programar aplicativos Android pode ser uma coisa realmente assustadora no começo. Mas este guia tem o objetivo de esclarecer todas as dúvidas e mostrar o melhor caminho.

Como os celulares e tablets se tornaram uma parte vital do dia a dia das pessoas, o desenvolvimento mobile tornou-se uma das habilidades mais em demanda atualmente.

As empresas hoje estão à procura de desenvolvedores mobile para construir e manter aplicativos para atender os desejos e necessidades de seus clientes.

A realidade é: programação mobile é o presente e o futuro.

Se você só quer mudar de carreira (especialmente se você está procurando um novo emprego), ou se você só quer ganhar mais dinheiro, aprender a programar aplicativos Android pode ser um ótimo caminho.

Então, continue lendo este artigo para saber todos os passos para aprender a programar aplicativos Android:

  • Mindset para Aprender a Programar
  • Trace Metas e Objetivos
  • Comece com Materiais Didáticos
  • Não tenha Medo da Sintaxe
  • Aprenda fazendo Projetos
  • Encontre um Mentor
  • Por que aprender a programar?

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe esse artigo com seus amigos para ajudar eles a aprenderem a programar aplicativos Android.

Mindset para Aprender a Programar

A melhor maneira de aprender a programar aplicativos Android é através da construção de algo que lhe interessa. À medida que você desenvolve habilidades de programação, você vai entender o que é possível e irá inspirá-lo a criar seus próprios aplicativos.

Aplicando suas habilidades em um projeto interessante, o processo de aprendizagem se torna divertido e você irá aprender em um ritmo muito mais rápido. Então comece a trabalhar em seu próprio projeto o mais rápido possível, enquanto continua a ganhar mais habilidades, seguindo este guia.

Se entregue

Aprender a programar é semelhante ao aprendizado de uma nova lingua. Os melhores alunos de línguas não fazem apenas cursos, mas também mergulham na nova cultura passando muito tempo com falantes nativos.

Da mesma forma, eu recomendo você a entrar de cabeça no desenvolvimento Android, construindo um aplicativo com a sua cara e personalidade. Lembre-se, se for interessante para você, será mais fácil e mais rápido para aprender.

Trace Metas e Objetivos

Ter um objetivo quando você está começando como um programador lhe dará o incentivo que você precisa para continuar. Meu objetivo desde o início foi ter minha própria empresa e ser meu próprio patrão.

Você pode fazer o mesmo e definir um objetivo final que faça sentido para você como, arrumar um novo emprego, tirar uma idéia do papel, trabalhar de forma independente, ter sua própria empresa ou simplesmente para ganhar mais dinheiro.

Isso vai ajudar você a não desistir no meio do caminho.

Outra dica que ajuda você a manter o foco e atingir seus objetivos é definir uma agenda de estudos. Por exemplo, estudar uma hora de manhã e uma hora à noite, às mesmas horas todos os dias.

Se você não tem um calendário e um objetivo final, será muito difícil se manter motivado e você vai se perder em seu caminho.

Comece com Materiais Didáticos

O melhor lugar para começar a estudar é sempre com tutoriais que te ensinem como funciona a plataforma como um todo e não apenas reproduzir códigos prontos.

Aqui no blog nós temos vários materiais gratuitos que você pode baixar para começar sua jornada em aprender a programar aplicativos Android.

Além disso, todos os artigos aqui no blog seguem o Método dos 4 Elementos do Desenvolvimento Android, o que vai facilitar a sua aprendizagem:

Se você está aprendendo a sua primeira linguagem de programação, talvez seja interessante você estudar um pouco sobre conceitos básicos de programação como, algoritmos, variáveis, controle de fluxos, tratamento de erros e assim por diante.

Baixe nossa coletânea de eBooks e aprenda desde o Java até a criação do seu primeiro aplicativos Android.

A semântica é mais importante do que a sintaxe, então a compreensão das idéias básicas é essencial, enquanto a memorização da ortografia exata de um comando geralmente não é (se você estiver errado, você receberá um erro e uma rápida pesquisa no Google resolverá seu problema).

Não tenha Medo da Sintaxe

Uma das principais razões que muitas pessoas têm medo de tentar aprender a programar é o código em si.

Igual quando você tenta ler um parágrafo em uma língua estrangeira, você pode até entender algumas palavras, mas o resto parece grego.

Como alguém consegue entender isso?

Felizmente a sintaxe é a parte fácil! Embora cada linguagem tenha suas próprias peculiaridades, os conceitos básicos de programação de computadores não mudam muito de linguagem para linguagem, então a sintaxe é meramente uma abreviação dessas idéias básicas.

Como exemplo, um conceito comum na programação é um loop. A idéia é que você queira repetir alguns comandos até que algum critério de parada seja verdadeiro. Depois de entender a idéia básica de um loop, descobrir como fazê-lo na linguagem de programação escolhida muito simples.

Para aplicativos Android, nós utilizamos o Java como linguagem de programação.

Loops são um conceito muito simples, mas isso se aplica a técnicas de programação menos comuns e mais difíceis também.

Aprenda fazendo Projetos

Essa é uma coisa que eu falo bastante em palestras, webinarios, aulas e principalmente em meu treinamento de desenvolvimento Android. A melhor maneira de aprender a programar é fazendo vários projetos do começo ao fim.

Projetos são ótimos para a aprendizagem de programação, mas é mais fácil também cometer erros durante o desenvolvimento deles. Aqui estão os critérios que eu sigo ao planejar um projeto focado em ensinar uma nova habilidade:

  • Deve ser curto: Não tente fazer um novo Facebook, uma vez que você provavelmente não vai terminar e você estará perdendo seu tempo.
  • Ele deve forçá-lo a aprender a tecnologia que você quer saber: Se você é um total iniciante, pode ser um “OlaMundo”. Se já tem alguma esperiência, pode ser algum aplicativo mais complexo.
  • Deve ser divertido: Aprendi mais com a criação de aplicativos divertidos do que com a tentativa de reproduzir os exemplos chatos de livros por ai. O divertimento significa que você está motivado.

Saiba mais sobre todo o processo de aprendizagem por projetos clicando aqui!

Use este processo sempre. Ao aprender programação de uma forma divertida, tudo o que você quiser aprender de novo ficará cada vez mais fácil.

Encontre um Mentor

Ter um mentor, alguém que te ajude nos momentos de dificuldade, as vezes pode fazer total diferença em sua jornada em aprender a programar.

A diferença entre aprender com um mentor ou sem, é simplesmente, velocidade e diversão. Obviamente é possível aprender tudo sozinho, mas o processo levará duas vezes mais tempo e será uma luta.

Com um mentor, você aprende as melhores práticas, o que significa que você só terá que aprender essas habilidades uma vez, ao invés de reaprender tudo novamente quando você entrar em uma empresa ou trabalhar com o código de outra pessoa.

Um mentor pode ser substituido por uma comunidade com vários mentores. Clique aqui e veja mais!

Se você não tem uma boa base técnica em programação, então é ainda mais importante ter alguém que possa guiá-lo. Como regra geral, eu diria que um mentor é importante para todos que esperam aprender a programar, desde completos iniciantes até alunos mais avançados.

Você pode encontrar como fazer as coisas usando o Google, mas quais das muitas opções são as melhores práticas? Com um mentor esse processo é extremamente acelerado.

E sobre comunidades?

As comunidade para os programadores também são importantes. Ter pessoas para conversar e fazer perguntas enquanto você está aprendendo pode fazer uma grande diferença em sua motivação e chance de sucesso.

Quando eu estava aprendendo, eu usei principalmente a comunidade do StackOverFlow para encontrar soluções para problemas comuns que eu tinha.

Mas nem sempre o que vemos em comunidades abertas e gratuitas por ai está correto, pois normalmente não existe nenhum tipo de curadoria de conteúdo ou solução dada para determinado problema.

Venha participar da nossa comunidade secreta de desenvolvedores Android Profisisonais. Clique aqui!

É importante você saber que suas dúvidas estão sendo respondidas da forma correta e que você não vão prejudicar o seu aprendizado lá na frente.

Por que aprender a programar?

Primeiro vamos ver as razões para aprender a programar que não envolvem emprego, que envolvem se divertir! Nós vamos chegar aos benefícios de aprender a programar para conseguir um emprego um pouco mais tarde.

Programar é divertido!

Programar é muito divertido! Não só isso, é muito gratificante resolver problemas e criar as coisas sozinho.

Há muitos desafios a superar quando você começa a programar – a resolução de problemas ocupa a maior parte de seu tempo – mas você aprende como superar esses problemas, e você começa a se divertir e se sentir recompensado por seus esforços.

A programação permite que você seja criativo e crie belos aplicativos mobile. Você começa a notar a mudança entre ser um consumidor e tornar-se um produtor. Antes de começar a programar você é um consumidor e depois passa a ser um produtor.

Como um programador você está diretamente fazendo um impacto no mundo ao seu redor, pois seu trabalho envolve fazer coisas que outras pessoas estão consumindo. Isso muda a maneira como você olha para o mundo e seu papel dentro dele.

Projetos Pessoais e Passatempos

A melhor parte sobre ter habilidades de programação é que se você tem uma idéia para algo que você quer criar, você pode apenas ir adiante e criá-lo exatamente como você quer de forma completamente livre.

Você pode ser experimental e tentar coisas novas e se divertir enquanto você está fazendo isso. A grande coisa é, que com seus próprios projetos, você está aprendendo o tempo todo enquanto se diverte.

O que você ensinar a si mesmo nesta fase pode ser muito valioso mais tarde, por exemplo, quando você for desenvolver aplicativos para ganhar dinheiro.

Então, se você tem idéias, tire elas do papel e veja se as pessoas gostam dela tanto quanto você!

Você pode desenvolver aplicativos para seus amigos ou famíliares. Aprender a programar um aplciativo Android coloca você no controle para que você não dependa de niguém para torna-lo real.

Quais são as vantagens profissionais?

Nós vimos como os benefícios que as competências em desenvolvimento Android podem trazer para a sua vida pessoal, mas vamos agora dar uma olhada no que estas competências podem trazer para a sua carreira.

Aqui está uma breve lista das principais vantagens que as pessoas encontram depois de aprenderem a programar:

  • Você pode começar seu próprio negócio
  • Você se torna instantaneamente mais empregável, pois os empregadores em todas as indústrias estão procurando funcionários com habilidades técnicas
  • Você pode ser um freelancer e ter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida, autonomia e flexibilidade
  • Você pode gerenciar equipes de tecnologia com pleno conhecimento do que estão fazendo e do que você pode esperar deles

Você descobrirá que saber programar geralmente é um impulsionador de carreira, seja qual for a indústria em que trabalha e qual seja a posição que ocupe; É uma ótima habilidade para ter e destacar em seu CV quando você está procurando emprego.

Se você espera trabalhar em uma empresa de tecnologia é quase um requisito básico.

Mesmo se você não quer trabalhar na área de tecnologia, essas habilidades de programação ainda são incrivelmente valiosos porque a tecnologia está em todo lugar em todo o tipo de indústria.

Essas habilidades nunca vão morrer!

Uma vez que você aprendeu a programar, seu valor de mercado só continuará a aumentar! Conhecimento e experiência só são valorizados mais ainda, nunca menos.

Se você quiser aprender ainda mais sobre programar aplicativos Android, participe da nossa aula online gratuita! Nela você vai aprender 4 Elementos Obrigatórios para Desenvolver Aplicativos Android, mesmo que você não seja um gênio da programação.

Gostou do conteúdo sobre aprender a programar aplicativos Android?

Então compartilhe esse artigo com seus amigos e qualquer dúvida deixe nos comentários aqui em baixo.

  • Higor Biz

    Muito bom!

  • Daniel Amaral

    Ótimas dicas Fillipe,
    Para fins de testemunho esses foram exatamente os passos que dei anos atrás quando comecei a estudar Android.

    Aproveitando o assunto gostaria de contribuir com duas dicas para o pessoal que está começando:

    1 – Publicar o primeiro app no Google Play é um momento épico. Então se bater a dúvida: Público ou não público (ainda que seja algo simples) ? Minha sugestão pessoal é: Sim. Publique!

    Haverão criticas, sugestões, mais críticas, comentários malucos, elogios e mais críticas mas, encarando profissionalmente, tudo isso vai contribuir para o crescimento do developer.

    2 – Depois de passar pelas etapas iniciais de aprendizado conforme listado pelo Fillipe e ja ter publicado seus apps recomendo fortemente pegar um trabalho freelancer. No meu caso, lá na genesis do aprendizado, peguei vários trabalhos a preço de banana mas desafiantes (fontes de aprendizado remuneradas rs).

    É isso aí.

    Parabéns pelo post Fillipe!

  • Demetrius Fernandes

    Oi, gostei muito do post, pois estou aprendendo android. Estava estudando meio desorganizado, mas vou seguir as dicas do post a partir de agora, vlw !

  • Vlww @higorbiz:disqus

  • É isso ai @demetriusfernandes:disqus , organizando os estudos facilita muito. Abs

  • Sensacional esse seu depoimento @disqus_OPXtFTZdTC:disqus , isso eh uma das coisas que eu mesmo falo bastante e faltou no post. Pegar trabalhos freelancer para pegar experiencia.

    vlw pela contribuição.

    Abs.

  • wanderson manto

    Parabéns pelo post Filipe… muito bom

  • Estefhani Regina

    Post fantástico! Parabéns!

  • Antonio Tadeu Segat

    Olá Felipe Bom Dia! Acredito que agora encontrei o caminho que vai me levar a ser um programador….Percebi isso ao fazer a inscrição das aulas dos 4 elementos, que aliás será hoje as 12:00 hs onde estarei preparado para ver e ouvir tudo que se possa aprender com seus ensinamentos…..Parabéns pelo incentivo. #tamujuntos!!!