• Olá e bom dia.
    Eu utilizo do FlashDevelop, ele é uma ótima ferramenta. Possibilita a criação de diversos projetos, inclusive para Android e IOS. Tenho concentrado meu desenvolvimento com SDK do Flex e Adobe AIR 14, falta eu ainda atualizar, coisa que a IDE permite sempre estar atualizado.
    O interessante que utilizando a linguagem AS3, consigo desenvolver para Android quando que muitas vezes, só vejo falando da Linguagem Java para o Android. Acho que esse caminho esta meio que desconhecido pelos desenvolvedores, acredito que o Java seja uma ótima linguagem, porém como já programo com a linguagem As3 há algum tempo, poder utiliza-la para Android me facilitou muito. Já desenvolvi um game e estou em uma aplicação agora.
    Espero que possa ajudar alguém com meus comentários.
    Grande abraço a todos!

  • Boa noite Rafael, tudo bem?

    Obrigado pela sua contribuição.

    Acho que é valido utilizar outras ferramentas que geram aplicativos (código) para Android. Mas acredito que cada situação vai exigir um tipo de desenvolvimento, ou usando uma ferramenta que gere para Android, ou desenvolvendo de forma nativa para a plataforma.

    A parte legal de você aprender Java/Android puro nesse caso, é que você tem um crescimento profissional e técnico por você saber mais de uma linguagem que é o que te diferencia no mercado.

    Qualquer duvida estou a disposição. Abraços.

  • Milton Filho

    A melhor LIB q não pode faltar em nenhum projeto é a Butterknife 😀

  • Com certeza Milton, obrigado pela contribuição.

    Abraços.

  • Rafael Lima

    Sou desenvolvedor sênior Flash/AIR e a plataforma é maravilhosa.
    Mas concordo plenamente com o Fillipe Cordeiro. Ainda mais quando você precisa desenvolver uma NativeExtension (Extensão para acesso ao código nativo). Já desenvolvi diversos aplicativos para Android e iOS com o AIR, inclusive jogos multiplayer.

    É preciso conhecer a linguagem nativa para ter acesso a recursos que a plataforma Adobe Flash/AIR não disponibiliza. Como por exemplo: Google Maps, Algum serviço inédito de adsense e acesso a recursos especiais do hardware do smartphone. E só é possível com NativeExtension. E muitas das vezes, essas extensions são pagas. Custam uma fortuna.

    Veja o exemplos: http://www.milkmangames.com/blog/tools/
    Você dominando a linguagem nativa, pode criar todas elas sem ter que pagar a terceiros.

  • Não sei por qual motivo você selecionou o scaffold AndroidKickR, mas não funciona a um bom tempo e acredito que o scaffold preferido seria Android Bootstrap.

  • Felipe Teixeira

    bom dia Filipe Cordeiro… estava na net fazendo umas pesquisas, caí em seu site, gostei, mas minha pergunta é de outro assunto, q se puder responder, ficarei grato… seguinte, sou novo no ramo, e gostaria de saber o seguinte… estou desenvolvendo um app, onde preciso do BD fora do app… em um servidor… sabe como posso fazer isso? ou onde encontro materiais?

  • Ola felipe tudo bem?

    Esse tipo de coisa envolve algumas outras coisas, por exemplo. Nesse caso vc iria precisar de uma API para fazer a intermediacao dos dados entre o APP e o banco de dados.
    Eu recomendo vc dar uma olhada no http://parse.com, ele é um servico que tem a parte gratuita e ele te da uma API para vc gravar no banco de dados deles. Para facilitar vc pode usar o framework deles para Android.

    Qualquer duvida estou a disposicao.

  • Ola Xará, tudo bem?

    Na epoca que fiz o post, o Androidkickstartr estava funcionando normal.
    Fiz um teste agora e realmente está fora, obrigado por contribuir. Vou ajustar o post.

    Abraços.

  • Felipe Fonseca de Paula

    Voce precisa de algumas coisas entre elas:

    1 – servidor para hospedar seu banco de dados e os scripts em php (uso essa linguagem pelo menos). ex: http://www.hostinger.com.br
    2 – dentro do hostinger vc cria um banco de dados em mysql usando o myadmin, é simples e facil.
    3- depois crie scripts em PHP para fazer a comunicao entre o banco de dados e o app android. Tem varios ex de como fazer esse script.
    4 – criar uma classe que faca a conexao entre o php e o app android. Use a classe urlConection pq a outra que geralmente usam esta fora de suporte. E lembrando que qlqr comunicacao desse tipo eh feito fora da thread principal.

    Te dei o basico para comecar…

  • Boa Felipe 😀

  • Bruno Rafael

    Estou iniciando no mundo do android, professor, tudo que sei na área de programação é com PHP, Mas vamos para a duvida.
    Usei o bootstrap android e gerei os arquivos, agora como faço para adicionar ele ao android studio? Estou quebrando a cabeça com isso.

  • Ola Bruno,

    O Android Bootstrap usa o gradle para fazer o gerenciamento do projeto, então você pode importar ele normalmente como projeto gradle no AS.

    Na tela principal do Android Studio vá em Import Project. Ou entao em File > Open Project

  • Leandro M Costa

    Da uma olhada no https://www.firebase.com/ achei fantástico.

  • Manoel

    Primeiramente, parabéns pelo site, um dos melhores e mais bem organizados deste meio de compartilhamento do conhecimento mobile.
    Estou precisando implementar o efeito “swipe ListView”, aquele usado no gmail quando arastamos um item para direita ou para a esquerda e ele esmanece e o email e arquivado, e é dado também a opçãode desfazer, pesquisando na net só achei tutoriais em inglês e um pouco confusos, gostaria de saber se Há algum tutorial mais didático e em português, ou alguma biblioteca que facilita esse trabalho.

  • Felipe Teixeira

    tem algum tutorial ou exemplo pratico, de como utilizar o parse… de tudo q estava vendo, parece ser muito bom este.

  • Thiago Leal

    Cara, tenho um projeto em mente e planejo faze-lo com um app para android, tenho um conhecemnto legal de programação e banco de dados que já me adiantam um pouco, mas não sei nada sobre tudo que envolve criação de apps para android. Estou pesquisando, e tentando escolher com qual ferramente iniciar a programação do app em si. Achei interessante sua listagem, mas queria saber o seguinte, entre as opções que vc listou, o que vc acha do android studio? comparado ele com os da sua lista.

  • Clark Thomas

    Olá Fillipe, tudo bem?

    Eu sou um desenvolvedor e utilizava Parse.com. Quando soube que iria acabar, comecei a procurar alternativas e conheci a http://www.back4app.com. Estou feliz com minha escolha, existem várias ferramentas que me atende, e o melhor de tudo, consegui migrar meu projeto em apenas 5 minutos!

  • William Marques

    Sei que já é tarde, mas só conheci o blog recentemente. A propósito, é um excelente blog! Não sou desenvolvedor Android, estou mais para um entusiasta e, por conta disso, leio muito sobre várias tecnologias. Uma delas é o AndroidAnnotations (http://androidannotations.org/) que simplifica muito o desenvolvimento de Apps Android.